Inteligência Artificial – Você acha mesmo que pode perder seu posto de trabalho para a tecnologia?

Inteligência Artificial – Você acha mesmo que pode perder seu posto de trabalho para a tecnologia?

Está claro para muitos profissionais de diversas áreas que a forma de trabalhar realmente mudou nos últimos 5 anos, e em especial na Pandemia.

Se por um lado todos temos sofrido de alguma forma (muitos com perdas familiares, e aqui vai meu abraço apertado em vocês), por outro há benesses óbvias como trabalhar de casa, evitar trânsito e até mesmo mudar de cidade.

Porém, especialmente nós de Procurement e Supply Chain temos ouvido há algum tempo sobre a inevitável chegada e interferência da robotização em nosso métier.

Mas e você, lá no fundo, sente medo desse movimento?

Para início de conversa, é importante deixar claro que a IA (Inteligência Artificial) em Suprimentos é um caminho sem volta, entretanto ainda incluída aos poucos pois, como sabemos, as corporações ainda se diferenciam muito em seus níveis de maturidade, especialmente em Procurement.

Em praticamente todas as empresas maduras em nossa área IA já é uma realidade. Mas é aí que entra o famoso “What’s in it for me?”, ou seja, “O que tem aí para mim?” ou “O que ganho com isso?”, eu como profissional da área digo: MUITO!

Façam um exercício de suas demandas hoje. Eu conheço muito bem o mercado, e sei como os Compradores, principalmente nos últimos 2 anos, estão mais operacionais do que antes sem deixar de ter que tocar os mesmos processos estratégicos.

Sem falar dos intermináveis problemas com notas fiscais, follow up e logística. Já fizeram o exercício mental enquanto liam minhas sentenças?

Agora imaginem a maior parte desse trabalho automatizada, robotizada mesmo, azeitada e toda aquela repetição enfadonha entregue para quem não vai nem reclamar: a Tecnologia.

Mas vou te colocar para pensar novamente. Você está preparado para essa mudança?

Com a tecnologia fazendo o papel tático será designado a você somente o estratégico, o filé-mignon, pensar, negociar, proporcionar melhorias, participar de desenvolvimentos desde o início em conjunto com outras áreas.

É um pouco chover no molhado, mas com tantos anos fazendo o tático, convém se preparar para o estratégico da melhor forma que você puder.

Cursos de Negociação, Strategic Sourcing, Idiomas, MBA, aquilo tudo o que você já sabe, mas talvez achasse que nem tivesse mais aplicação de tanto trabalho manual que fazia. Ah, sem falar dos BI’s da vida…

Gestor, se é você que está tendo a oportunidade de ler esse artigo, com certeza já está estudando o road map para sua área de Suprimentos para os próximos anos, e não conseguirá fugir na Tecnologia e principalmente de investimento nela.

E Compradores, há lugar para todos com a chegada dos robôs, desde que você esteja pronto para assumir um lugar diferente.

Gerente de Categorias | + posts

Profissional com +de 16 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Supply Chain e Procurement em diferentes indústrias tais como Aerospace, Oil&Gas, Química e Tintas. Sólida experiência em Gestão de Equipes, Negociação, Geração de Savings, TCO, Strategic Sourcing, Desenvolvimento de Fornecedores Locais e Internacionais, Auditorias e Comércio Exterior.
Vivência em processos de importação e atuação em empresas de diferentes portes e segmentos, como aerospace, petróleo e gás, química e coatings.

 

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Raphael Soares
Raphael Soares
Profissional com +de 16 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Supply Chain e Procurement em diferentes indústrias tais como Aerospace, Oil&Gas, Química e Tintas. Sólida experiência em Gestão de Equipes, Negociação, Geração de Savings, TCO, Strategic Sourcing, Desenvolvimento de Fornecedores Locais e Internacionais, Auditorias e Comércio Exterior. Vivência em processos de importação e atuação em empresas de diferentes portes e segmentos, como aerospace, petróleo e gás, química e coatings.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui