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COMPRAS É UMA QUESTÃO DE DETALHES
Devido às inúmeras responsabilidades relacionadas às atividades de compras, uma rotina comum de todo comprador é a busca por referências históricas que sustentem a seleção do fornecedor, como também dos valores praticados pelo mercado.
Em ambos os casos (track record e histórico de preço), os sistemas integrados de gestão costumam ser muito úteis, quando utilizados adequadamente, tornando-se um grande aliado dos compradores.
Porém, nem toda história sobre o fornecedor e o fornecimento se resume aos dados históricos gravados no ERP.
Na verdade, somente os dados ficam salvos nesses sistemas, ou seja, o que é mensurável.
Porém as informações por trás desses dados ficam memorizadas na mente das pessoas envolvidas nos processos de compras.
Apenas por meio da experiência dos compradores mais experientes é possível ter uma perspectiva histórica dos dados.
Os dados nos indicam a direção, mas é o conhecimento que nos conduz para uma tomada de decisão assertiva.
Através da investigação pelo conhecimento é possível perceber riscos e oportunidades, entender novas situações e eventos e reconhecer padrões.
Em adição ao conhecimento interno da organização, é fundamental ao comprador recorrer ao seu networking para coletar informações de mercado atualizadas para que consiga ter um diagnóstico ainda mais preciso e autêntico, muitas vezes necessário para quebrar objeções e preconceitos.
É a chamada Inteligência de Mercado!
Então, antes de concluir um processo de compra, mapeie seus stakeholders, faça as perguntas certas, colete as informações e tome a decisão.
Comprador não é Sherlock Holmes, mas saiba que “os pequenos detalhes são sempre os mais importantes”.
Pense nisso!
Forte abraço do seu Mentor de Carreira em Compras.
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.