Gestão de clientes internos

Gestão de clientes internos

Um bom engajamento dos Clientes internos e todas as partes interessadas pode ajudar uma empresa a construir relacionamentos fortes e gerar valor de várias maneiras.

Melhorar a forma como você se envolve com seus stakeholders pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de savings, redução do TCO, negociar melhores condições, melhorar o gerenciamento de riscos e estimular a inovação do fornecedor.

Seguem cinco maneiras de melhorar a forma como você se envolve com as partes interessadas em compras.

1 – Organizar reuniões periódicas de revisão dos requisitos de Compras

Organize reuniões periódicas de revisão dos requisitos, especificações, detalhes importantes, expectativas para permitir que você discuta pontos que podem ser problemáticos, faça perguntas, desafie um pouco e solicite feedbacks.

Realizar uma reunião como esta mensalmente,  ou até quinzenalmente ajudará você a construir relacionamentos e engajamento com todas as partes interessadas.

Use essas reuniões como uma oportunidade para fazer perguntas importantes e, em seguida, acompanhar as respostas, tomando medidas para melhorar os resultados para todos.

Acorde prazos, SLAs factíveis.

2 – Convide as partes interessadas para almoçar ou tomar um café

Reserve um tempo para conhecer seus stakeholders, convidando-os para momentos mais descontraídos.

Isso ajudará você a construir relacionamentos e, mais importante, desenvolver confiança.

Uma reunião casual durante o almoço oferece a você a oportunidade de conhecer genuinamente seus stakeholders, fora do escritório.

Fazer perguntas sobre a história e o papel deles na empresa ajudará você a descobrir oportunidades para fortalecer relacionamentos e demonstrar como você agregará valor.

3 – Crie um Report informativo

A criação de um relatório de compras interno ajudará você a manter todos os envolvidos de forma contínua.

Crie um formato que você possa reutilizar todos os meses.

Isso pode incluir, por exemplo, seções sobre notícias do setor, anúncios do departamento de compras, destaque de fornecedores e informações sobre projetos em andamento e claro suas métricas – KPIs – OKRs etc.

Procure criar algo que agregue valor para que, pois elas apreciarão que você reservou um tempo para mantê-las informadas.

4 – Visite seus stakeholders em seu território

Reservar um tempo para visitar seus stakeholders em seu território e identificar como eles podem ajudar e isso também vai aumentar o engajamento.

Se você está lutando para se envolver com seus stakeholders porque eles não têm tempo, considere se oferecer para acompanhá-los por um ou dois dias.

Isso permitirá que você tenha uma noção real da realidade diária deles, fornecendo observações valiosas que você poderá usar a seu favor ao buscar maneiras de melhorar os relacionamentos e agregar valor.

5 – Forneça várias maneiras para as partes interessadas se envolverem

Se você leva a sério a melhoria do envolvimento, deve fornecer várias maneiras para que eles se envolvam com você. Isso ajudará a superar quaisquer barreiras que possam existir para o engajamento, tornando-o o mais fácil, acessível e possível para eles.

As pesquisas de NPS ou de satisfação on-line podem ajudar a aumentar a acessibilidade e obter feedbacks valiosos, mas, por outro lado, o tom de voz e a linguagem corporal não podem ser expressos por meio delas.

Alguns podem preferir comunicações por e-mail, mas, se você não obtiver uma resposta dessa maneira, considere pegar o telefone ou marcar uma reunião cara a cara ou por videoconferência.

Conectar-se pessoalmente com as partes interessadas pode ajudar a limitar mal-entendidos e garantir que os problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficaz.

No entanto, as partes interessadas podem nem sempre estar disponíveis para reuniões presenciais devido a restrições de local ou tempo, por isso é importante manter todos os canais de comunicação abertos.

Junte agora essas cinco dicas e isso ajudará você a melhorar o envolvimento dos clientes internos.

Se uma abordagem não funcionar, seja persistente e tente outra. Isso ajudará você a construir relacionamentos fortes e gerar valor para o seu negócio.

Afinal, ninguém faz nada sozinho.

Fontes: Procurement Garage, Oxford e Léo Alexander

+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img
Procurement Garage
Procurement Garagehttps://procurementgarage.com/
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística. Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui