Gestão de MRO, o que são peças ODM, OBM e OEM?

Gestão de MRO, o que são peças ODM, OBM e OEM?

“Os termos ODM, OBM, OEM designam configurações alternativas de operações de fabricação. A diferença entre essas estratégias de produção está no grau de terceirização das operações de design, engenharia e fabricação que um proprietário de marca implementa (de nenhuma terceirização, ou seja, “OBM”, até terceirização completa, ou seja, “ODM”).”

Gestão de MRO – ODM (fabricação de design original)

Este é um acordo pelo qual um fabricante fornece serviços de pré-produção, como desenvolvimento de conceito de produto, design e engenharia e fabrica os produtos finais usando a etiqueta do comprador.

Nesse caso, o comprador se concentra apenas nas atividades de marketing e vendas e terceiriza as outras atividades de cadeia de suprimentos, design e engenharia para um fornecedor terceirizado especializado.

Sob uma estratégia de produção ODM, o fabricante de design original (ODM) projeta, projeta e fabrica um produto, com a marca de outra empresa que está focada nas atividades de marketing e vendas do produto.

Um contrato de fabricação de projeto original permite que uma empresa não interessada em executar atividades de projeto, engenharia e fabricação comercialize produtos transferindo todas essas atividades de engenharia e projeto para um fornecedor terceirizado especializado.

Os ODMs estão se tornando uma estratégia de produção amplamente utilizada nos últimos anos, e as empresas chinesas gradualmente conquistaram participações significativas nesse mercado.

Veja o post: https://blognagarage.com.br/melhores-praticas/como-calcular-estoque-minimo-ponto-de-pedido-e-estoque-maximo-para-estoques-de-mro/

O ODM é conveniente nas seguintes circunstâncias:

  • Custos trabalhistas mais baixos em países específicos (por exemplo, custos de engenharia por hora podem variar de 8 USD a 200 USD comparando a Índia com a Europa Ocidental);
  • O mercado final está mais próximo do fabricante de ODM do que da empresa vendedora, tornando a fabricação local mais conveniente do ponto de vista logístico;
  • O fabricante do projeto original possui licenças ou patentes, ou apenas o know-how necessário, para executar o projeto e as atividades de engenharia necessárias;
  • Disponibilidade de matérias-primas locais que economizam custos de logística de entrada;
  • Leis de localização (exemplo: saudação) ou outras restrições legais que exigem conteúdo local para vendas em mercados específicos.

ODM é usado em várias indústrias, mas é muito popular em bens de consumo,
como eletrônicos.

Gestão de MRO – OEM (Fabricação de Equipamento Original)

OEM é uma configuração de terceirização de produção em que um comprador (que é o proprietário de uma marca) fornece o design, as especificações do produto e qualquer outro detalhe de produção para um fabricante que executa a produção ou a montagem.

Com o OEM, uma empresa basicamente terceiriza apenas a fabricação do produto para terceiros.

Um exemplo claro é a produção de iPhones, onde qualquer atividade de engenharia e design de ponta é executada nos EUA, incluindo a produção de componentes críticos, enquanto a montagem é terceirizada para fornecedores chineses especializados que operam em escala e contribuem para diminuir a produção custos.

Gestão de MRO – OBM (fabricação de marca original)

Sob a OBM, o fabricante possui a marca e é totalmente responsável pelo projeto, engenharia, fabricação e comercialização do produto.

Neste caso, limita-se a não terceirização das atividades de produção e engenharia.

ODM é uma estratégia de produção utilizada para produtos de baixa tecnologia, o OBM, ao contrário, é a única opção para produtos altamente sofisticados que exigem total integração das atividades de projeto, engenharia e fabricação.

E na sua empresa vocês possuem essas peças identificadas e categorizadas assim?

Você pode estar desperdiçando milhões de reais por ano se não souber fazer essa categorização e elaborar a Estratégia de Compras adequada.

Fale com a Procurement Garage.

+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e parcerias estratégicas

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e...

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização Eu tenho...

A importância do Compliance em Compras

A importância do Compliance em Compras Antes de iniciar esta...

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de Compras!

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de...
spot_imgspot_img
Procurement Garage
Procurement Garagehttps://procurementgarage.com/
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística. Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui