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Gestão de MRO, o que são peças ODM, OBM e OEM?
“Os termos ODM, OBM, OEM designam configurações alternativas de operações de fabricação. A diferença entre essas estratégias de produção está no grau de terceirização das operações de design, engenharia e fabricação que um proprietário de marca implementa (de nenhuma terceirização, ou seja, “OBM”, até terceirização completa, ou seja, “ODM”).”
Gestão de MRO – ODM (fabricação de design original)
Este é um acordo pelo qual um fabricante fornece serviços de pré-produção, como desenvolvimento de conceito de produto, design e engenharia e fabrica os produtos finais usando a etiqueta do comprador.
Nesse caso, o comprador se concentra apenas nas atividades de marketing e vendas e terceiriza as outras atividades de cadeia de suprimentos, design e engenharia para um fornecedor terceirizado especializado.
Sob uma estratégia de produção ODM, o fabricante de design original (ODM) projeta, projeta e fabrica um produto, com a marca de outra empresa que está focada nas atividades de marketing e vendas do produto.
Um contrato de fabricação de projeto original permite que uma empresa não interessada em executar atividades de projeto, engenharia e fabricação comercialize produtos transferindo todas essas atividades de engenharia e projeto para um fornecedor terceirizado especializado.
Os ODMs estão se tornando uma estratégia de produção amplamente utilizada nos últimos anos, e as empresas chinesas gradualmente conquistaram participações significativas nesse mercado.
O ODM é conveniente nas seguintes circunstâncias:
- Custos trabalhistas mais baixos em países específicos (por exemplo, custos de engenharia por hora podem variar de 8 USD a 200 USD comparando a Índia com a Europa Ocidental);
- O mercado final está mais próximo do fabricante de ODM do que da empresa vendedora, tornando a fabricação local mais conveniente do ponto de vista logístico;
- O fabricante do projeto original possui licenças ou patentes, ou apenas o know-how necessário, para executar o projeto e as atividades de engenharia necessárias;
- Disponibilidade de matérias-primas locais que economizam custos de logística de entrada;
- Leis de localização (exemplo: saudação) ou outras restrições legais que exigem conteúdo local para vendas em mercados específicos.
ODM é usado em várias indústrias, mas é muito popular em bens de consumo,
como eletrônicos.
Gestão de MRO – OEM (Fabricação de Equipamento Original)
OEM é uma configuração de terceirização de produção em que um comprador (que é o proprietário de uma marca) fornece o design, as especificações do produto e qualquer outro detalhe de produção para um fabricante que executa a produção ou a montagem.
Com o OEM, uma empresa basicamente terceiriza apenas a fabricação do produto para terceiros.
Um exemplo claro é a produção de iPhones, onde qualquer atividade de engenharia e design de ponta é executada nos EUA, incluindo a produção de componentes críticos, enquanto a montagem é terceirizada para fornecedores chineses especializados que operam em escala e contribuem para diminuir a produção custos.
Gestão de MRO – OBM (fabricação de marca original)
Sob a OBM, o fabricante possui a marca e é totalmente responsável pelo projeto, engenharia, fabricação e comercialização do produto.
Neste caso, limita-se a não terceirização das atividades de produção e engenharia.
ODM é uma estratégia de produção utilizada para produtos de baixa tecnologia, o OBM, ao contrário, é a única opção para produtos altamente sofisticados que exigem total integração das atividades de projeto, engenharia e fabricação.
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