Profissionais experientes impulsionam serviços de consultoria
Durante muito tempo, os profissionais com 50 anos ou mais tinham seus conhecimentos, habilidades e competências colocados em xeque-mate no mercado de trabalho.
Muitos se aposentavam ou seguiam outros rumos menos valorizados. Mas, dos anos 2000 para cá, em que as equipes se tornaram mais multigeracionais e as questões de diversidade ganharam relevância, esses profissionais passaram a ocupar papéis mais estratégicos.
Muitos dos profissionais dessa faixa etária, que já assumiram cargos de liderança e tocaram multinacionais renomadas no passado, podem ser facilmente vistos nas empresas no papel de consultores.
Sem dúvida, graças à experiência de mercado acumulada, tendem a ser mais analíticos e assertivos na tomada de decisões estratégicas.
Tem sido assim porque trazem consigo conhecimentos práticos adquiridos em muitos anos de vivência corporativa, que associados a uma boa formação acadêmica, são cada vez mais essenciais para o desenvolvimento de projetos em diversos segmentos.
E o que comprova isso é que o mercado de consultoria tem crescido exponencialmente na última década!
Visão de negócio, capacidade de planejamento e habilidade de execução estão entre as características que têm potencializado a adesão de empresas a consultores da geração Baby Boomer.
São profissionais que trazem um outro olhar para a organização, que conseguem identificar o que não está dando certo com mais facilidade pois já participam de muitos projetos ao longo da carreira e facilita mapear soluções e riscos com mais agilidade.
Geralmente, esse perfil de consultores também são empreendedores, desenvolvem negócios em parceria e até são sócios de empresas.
Ou seja, já viveram as dores e as delícias de um negócio na pele mais de uma vez. Por isso, a maneira que atuam e se posicionam frente a desafios transmite muita confiança e segurança para as empresas que contratam seus serviços.
Na equipe da Procurement Garage, temos profissionais de diversas gerações, mas todos nossos projetos contam com a participação de consultores que já têm muita experiência de mercado e foram diretores e líderes de grandes empresas.
É como se eles próprios fossem o benchmarking que as empresas tanto precisam para expandir e inovar seus negócios.
Nosso fundador Leonardo Alexander, por exemplo, tem mais de 30 anos de experiência como head de suprimentos na Ambev, P&G, B.Braun, Latam Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Já o fundador tem mais de 35 anos de experiência, sendo por 16 anos como Global VP de Procurement na Ambev / AB-InBev e Head de Suprimentos na Coca-Cola (Brasil), Grupo Andina e Montreal Engenharia.
Aliás, ao contrário do que se pensa, os consultores 50+ estão entre os mais adeptos de tecnologias que viabilizam a transformação digital que é tão necessária para acompanhar o dinamismo e a evolução da cadeia de suprimentos cada vez mais globalizada.
Eles viram as principais tecnologias atualmente usadas “nascerem” e serem implementadas nas empresas. De inteligência artificial a sistemas automatizados, viram tudo isso começar do zero e fazer sucesso.
Os consultores seniores contribuem com um olhar crítico que permite otimizar processos de implementação e definir tecnologias para facilitar o dia a dia das equipes, integrar canais de contato com os clientes, simplificar a comunicação etc.
A participação ativa de consultores tem sido a mola propulsora para o crescimento de muitas companhias, pois geram a troca de conhecimento com outras gerações de profissionais, o que viabiliza o alcance de melhores resultados para os negócios.
Quer conhecer como a equipe de consultores experientes da PG podem aprimorar os resultados da sua empresa?
Entre em contato conosco!
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.
Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.