O que se espera do profissional de Compras em 2024?

O que se espera do profissional de Compras em 2024?

Três competências que você precisa ficar de olho.

O aumento da demanda de profissionais qualificados no mercado de trabalho já é uma
realidade. E na área de Procurement?

Quais são as tendências no mercado de trabalho? Que mudanças estão sendo
aguardadas?

Há mudanças significativas vindo por aí em Procurement no mundo todo. Mas uma coisa é
certa: a área de Procurement/Compras precisa mais do que nunca que o profissional se
torne o protagonista nestas mudanças.

Vou citar um exemplo de protagonismo da área de compras que vivi recentemente. Eu sou
CEO da Fala Company, empresa fundada em 1991 na Holanda, e em 1997 no Brasil.

Oferecemos serviços em 3 pilares: idiomas, coaching e treinamentos/palestras para a
L’oréal. Em novembro, fomos convidados para o 12º evento fornecedor da L’oréal e como o
nome sugere se refere aos fornecedores – nos sentimos muito orgulhosos.

Premio Fala - Blog Na Garage

Afinal, lá percebemos claramente o protagonismo da área de compras, afinal eram somente fornecedores e a área de compras presentes. Evento só deles!

E qual foi a nossa surpresa? Não sabíamos que haveria um Prêmio! Fomos escolhidos pela
área de RH e recebemos o Prêmio Melhores Fornecedores em Serviços de RH da L’oréal!

O time de Compras nos encantou e mostrou claramente o protagonismo dentro da empresa.

Mas há mais a se fazer para os profissionais de compras, além de se tornarem
protagonistas de sua própria história.

Veja as 3 competências que separei para você se destacar em 2024.

Conhecimento e interesse por ESG

O profissional de compras que tiver interesse em ESG (Environmental, Social and
Governance) e o entendimento do impacto do ESG na cadeia de suprimentos e
fornecedores será de grande valor para as organizações.

Reflita: que impactos positivos e negativos sua cadeia de suprimentos geram no meio
ambiente e na sociedade?

São por meio dessas e outras perguntas que você pode iniciar o planejamento de ações voltadas para o ESG em compras, atualmente uma questão de sobrevivência para as empresas.

Por onde começar? Estudando ESG e entendendo seus impactos, você pode filtrar
fornecedores com a preocupação com o meio ambiente, com o social, além de práticas de
diversidade e inclusão, ética e governança.

E você consegue demonstrar que é uma jornada de transformação dos negócios, porque envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável.

Recomende a sua área de compras que crie metas claras para desenvolver e implementar
práticas de negócios que alinhem lucro, propósito e transparência. Ser o patrocinador
dessas ações pode elevar você a outro patamar profissional.

Utilização de IA em compras

Qual é o grande desafio em compras, assim como em outras áreas? Inovação e o uso de
Inteligência Artificial. Em 2024, o profissional da área de compras precisará acessar as
mais recentes inovações, especialmente a IA.

Nas recentes descobertas, fica claro que a IA já está gerando mudanças transformadoras
na forma como os processos de aquisição e as cadeias de suprimento funcionam,
proporcionando redução substancial de custos.

Se IA mudou o mundo, você precisa acompanhar essas mudanças e conhecer uma a uma das formas de como o IA pode ajudar a desenvolver a aprimorar a sua área.

Como o profissional de compras pode propor o uso de IA na empresa?

Primeiro, você precisa vender ideias: o profissional de compras também vende. Neste caso,
vender a ideia de alocar recursos para investir em tecnologias de IA adaptadas aos
processos de aquisição, a fim de obter redução de custos e eficiência operacional.

Como também garantir a integração e a análise eficaz de dados em tempo real para estabelecer as bases para insights orientados por IA e melhorias de processos.

Por fim, você precisa explorar oportunidades de colaboração com as partes interessadas da
cadeia de suprimentos, aproveitando a IA para facilitar a comunicação e a cooperação.

E trabalhar seu upskilling (qualificação) e reskilling (requalificação), ou seja, investir em seu desenvolvimento e treinar as competências necessárias para trabalhar de forma eficaz,
utilizando os recursos de IA.

Ser proativo + ativo no desenvolvimento da cadeia de fornecedores

Uma competência essencial na área de compras é a busca proativa de fornecedores. Ser
proativo ajuda a avaliar os possíveis desafios da cadeia de suprimentos como um todo e a identificar os riscos que podem afetar a entrega imediata do seu produto aos seus clientes.

E, quanto mais proatividade, mais trabalhará outras competências como comunicação entre
áreas e accountability (auto-responsabilização pelos resultados).

O mundo mostra que os principais problemas da cadeia de suprimentos em 2023 ficaram
para trás, mas a inflação elevada ainda não.

Além disso, questões geopolíticas como as que estamos a ver nas guerras na Rússia-Ucrânia e em Israel e Gaza também podem afetar negativamente as cadeias de suprimento globais e a disponibilidade de matérias-primas.

Se você quer se destacar, fique atento e esteja atualizado para buscar com constância e integrar fornecedores alternativos.

Impacto: o planejamento proativo deve ser a nova norma e não a exceção

Ser proativo ao lidar com desafios na área de compras dará aos profissionais uma
vantagem clara sobre aqueles que são continuamente reativos quando surgem problemas
nas suas operações.

E como ser proativo pode ajudar você a lidar com as interrupções da cadeia de suprimentos?

Usar tecnologia inteligente para fazer simulações é uma ótima maneira de se
preparar para problemas futuros. Ajuda a identificar pontos fracos ou problemas no cenário
de fornecedores e na cadeia de suprimentos antes que surja um problema real, mitigando
riscos futuros.

Além disso, você precisa estar preparado para fazer contato, estreitar laços, visitar, negociar e integrar fornecedores. Afinal, são os fornecedores que os ajudam a atingir as suas metas.

Agora é com você! Por onde vai começar a trabalhar suas competências?

 

CEO Fala Company | Master Coach | Especialista LinkedIn | + posts

Inspiring and motivation people to the learning process and transformation is my goal. I founded Fala Company in the Netherlands in 1991 and in Brazil in 1997. We work with language training, Coaching, Leadership training, Team Building, Design Thinking, LinkedIn and all innovative training to help companies and its employees. Our main clients: Michelin, Coca Cola, GE, Saipem, Voltalia, Sascar, Wintershall, CHC, SODEXO, Ball, Warner Music, Farmoquímica, Universal Music, FCC, Venha pra Nuvem, Altera, Petrobras, Fiocruz, PGS, SulAmerica, e muitos outros.

 

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Vera Lorenzo
Vera Lorenzo
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