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A gestão eficaz dos clientes internos
A Gestão dos clientes internos é crucial em compras, garantindo uma colaboração e resultados de projetos bem-sucedidos.
As principais práticas recomendadas incluem:
1 – Identificação e Análise
Identifique minuciosamente todas as áreas e pessoas envolvidas no processo de compras.
Analise seus interesses, influência e impacto potencial no projeto.
2 – Estratégia de comunicação
Desenvolva um plano de comunicação claro e adaptado a cada grupo e perfil.
Atualize regularmente os stakeholders (clientes internos) sobre o progresso, os riscos e as conquistas de cada projeto.
3 – Engajamento e Envolvimento
Promova o envolvimento deles na tomada de decisões, quando aplicável.
Busque feedback para abordar preocupações e fazer ajustes para melhorar a colaboração.
4 – Compreendendo as necessidades dos Stakeholders
Entenda as necessidades e expectativas exclusivas de cada área interna.
Alinhe as estratégias de Procurement com essas necessidades para maximizar a satisfação.
5 – Gerenciamento de riscos
Antecipe e mitigue potenciais conflitos entre todos os envolvidos, isso é fundamental e inteligente.
Desenvolva planos de contingência para enfrentar desafios imprevistos.
6 – Transparência e Integridade
Mantenha a transparência em todos os processos de compras.
Manter os mais altos padrões éticos para construir a confiança é primordial.
7 – Adaptabilidade e flexibilidade
Seja adaptável às mudanças e aberto aos feedbacks.
Ajuste as estratégias e planos conforme necessário para acomodar as circunstâncias em constante evolução.
8 – Utilização de tecnologia
Aproveite a tecnologia para comunicação e colaboração eficientes.
Implemente software de compras e-Procurement para agilizar processos e aumentar a visibilidade.
9 – Educação e treinamento
Forneça treinamentos, Workshops e informações relevantes.
Garantir uma compreensão compartilhada dos processos e objetivos de compras é chave para o sucesso da relação.
10 – Medição de desempenho
Estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar a satisfação dos Clientes internos.
Avalie e ajuste regularmente as estratégias com base no feedback de desempenho.
Ao aderir a estas melhores práticas, os profissionais de compras podem construir relacionamentos sólidos e melhorar as chances de sucesso de cada projeto e contribuir para a eficácia organizacional e se destacando por ter essa estratégia, conduta e gestão de clientes internos.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.