Entrevista com Mauro Cesar Pereira

Entrevista com Mauro Cesar Pereira – Supply Chain and Procurement Manager na Enviri Corporation

PERGUNTA 1

Blog na Garage: Mesmo com fim da pandemia o mundo ainda sente os seus efeito com muita incerteza no cenário econômico local e internacional.

Como o Profissional de Compras deve atuar para evitar rupturas na cadeia de suprimentos?

MAURO CESAR PEREIRA: Concordo, mesmo com o fim da pandemia, os efeitos e incertezas persistem, o que destaca a importância da gestão eficaz da cadeia de suprimentos para evitar rupturas e os profissionais de Compras desempenham um papel vital nesse processo.

Existem algumas ações que podem e devem ser adotadas para mitigar os problemas vivenciados durante o período recentemente vivenciado, onde tivemos escassez de produtos, interrupções de fornecimento, disparada de custos logísticos, e deficiência na qualidade dos produtos adquiridos.

Dentre destas ações, estão:

  • Manter uma rede de fornecedores diversificada, isso significa ter vários fornecedores para cada item necessário, ou seja, ter uma base sólida de fornecedores diversificados, tanto geograficamente quanto em termos de capacidade e especialização, isso ajudará a reduzir a dependência de um único fornecedor e a mitigar riscos de interrupções;
  • Monitorar constante da situação dos seus principais fornecedores. Esteja atento a notícias, mudanças regulatórias e situações que possam afetar a produção ou a entrega. Conheça o mercado de atuação dos seus fornecedores. Acompanhe as publicações nas entidades e associações que seus fornecedores fazem parte, ou até mesmo dos fornecedores dos seus fornecedores, para acompanhar a evolução de preços de insumos e matérias-primas, bem como eventuais problemas de abastecimento, como forma de ter ações preventivas para correção de rotas nas suas compras;
  • Ter um plano de contingência para eventos inesperados. Isso pode incluir ter uma lista de fornecedores alternativos, ter um estoque de segurança e ter um plano para redirecionar o fluxo de mercadorias;
  • Ao firmar contratos com fornecedores, considere cláusulas que permitam ajustes em tempos de instabilidade, como mudanças nas condições de entrega ou possíveis variações na demanda.

Todo profissional de compras deverá desenvolver habilidades de bom relacionamento com os seus fornecedores, com estabelecimento de linhas de comunicação abertas com seus fornecedores.

Isso pode ajudar a identificar problemas antes que eles se tornem rupturas reais. Ser flexível e adaptável são características que o profissional deve estar disposto para mudar seus planos conforme necessário e assim atender às demandas das mudanças no mercado.

E por último, mas não menos importante, usar a tecnologia para sua vantagem. Existem muitos softwares e ferramentas disponíveis que podem ajudar o profissional de compras a gerenciar sua cadeia de suprimentos e identificar possíveis problemas.

Pergunta 2

BLOG NA GARAGE: Ainda falando de pandemia, nos anos de 2020 e 2021, Compras assumiu o protagonismo nas negociações com fornecedores evitando impactos financeiros ainda maiores para as empresas. Você tem notado o setor de Compras mais estratégico a partir desse episódio?

MAURO CESAR PEREIRA: a pandemia destacou a importância de uma abordagem estratégica na gestão de fornecedores, na avaliação de riscos e na tomada de decisões sobre compras.

A colaboração estreita com outros departamentos, como Produção, Logística, R&D, EHS e Finanças, se tornou crucial para garantir a continuidade das operações.

Além disso, a pandemia também impulsionou a adoção de tecnologias de automação e digitalização no setor de Compras, permitindo uma maior agilidade na obtenção de informações, na tomada de decisões e na gestão da cadeia de suprimentos.

O que tenho notado é que compras que antes era identificada nas empresas como um setor que tinha que fazer aquisições com o menor preço, agora há uma relevância maior, pois a pandemia mostrou o quão complexa é a nossa atividade, bem como a importância de ter profissionais bem qualificados para garantir o fornecimento, identificar o menor custo, qualificar e homologar fornecedores e assim gerar valor para as organizações.

Pergunta 3

BLOG NA GARAGE: Estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0, onde tecnologias como a Inteligência Artificial vêm ocupando cada vez mais espaço nas organizações. Como você tem percebido esse crescimento dentro de Supply Chain e quais os benefícios percebidos?

MAURO CESAR PEREIRA: tenho percebido um movimento crescente e relevante de mudanças com aplicação de tecnologias (IoT – internet das coisas), sistemas de automação, “robotização” de armazéns, controles via sistemas on-line, entre outras soluções.

Atualmente os clientes conseguem monitorar suas entregas via aplicativos em seu próprio celular, verificando cada etapa do processo.

Percebe-se um incremento e melhoria na previsão de demanda, com maior assertividade para possibilitar um planejamento e controle de produção com maior eficácia.

Em logística possibilitou uma otimização de rotas e logística de movimentação, controle de combustível e manutenção preditiva. Não devemos esquecer dos avanços alcançados com adequação e gestão de estoques com o uso das tecnologias aplicadas em Supply Chain.

Tudo isso possibilitou melhorar o atendimento ao cliente, reduzir desperdícios, melhorar a segurança, e por fim reduzir custos.

Pergunta 4

BLOG NA GARAGE: Outro conceito que vem tomando espaço nas empresas é o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) onde Compras tem relação direta com a implantação e manutenção dos seus princípios junto ao mercado fornecedor.

O que o Profissional de Compras deve fazer para se adaptar a essa realidade e trazer frutos para sua carreira?

MAURO CESAR PEREIRA: ainda que estejamos no início da incorporação dos princípios ESG nas operações de Compras, é muito importante e necessária a adoção deste procedimento, uma vez que as empresas e seus clientes estão cada vez mais focadas na sustentabilidade, responsabilidade social e governança.

Para que um profissional de Compras possa se adaptar a essa realidade e impulsionar sua carreira, algumas abordagens valiosas incluem o conhecimento dos Princípios ESG e como eles se aplicam à sua função.

Isso envolve compreender as implicações ambientais, sociais e de governança nas decisões de aquisição e na relação com fornecedores. Para isso, é necessário identificar, desenvolver e qualificar fornecedores que integrem os critérios de ESG.

Um ponto importante é comunicar-se com os fornecedores de forma transparente sobre os Princípios ESG e suas expectativas em relação a essas áreas.

Isso pode incentivar a conformidade e estimular melhorias por parte dos fornecedores.

Exija rastreabilidade dos produtos ao longo da cadeia de fornecimento, auditorias nos fornecedores e vá além, faça auditorias nos fornecedores dos seus fornecedores.

Internamente, o profissional de compras deve trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos, como Sustentabilidade, Recursos Humanos, Financeiro, EHS, Produção, R&D e Jurídico.

Um outro importante departamento é o Comercial, para entender quais são as demandas dos clientes no quesito ESG, entender o que agrega valor para eles.

Auditorias, monitoramentos e controles de forma contínua e de forma transparente juntos aos fornecedores possibilitará maior comprometimento aos requisitos de ESG.

Adaptar-se e abraçar os princípios ESG não apenas contribui para o sucesso da empresa, mas também pode enriquecer a carreira de um profissional de Compras, abrindo portas para papéis de liderança e desenvolvimento de habilidades altamente valorizadas no mercado atual.

Pergunta 5

BLOG NA GARAGE: Para concluir nossa entrevista, que dicas você pode deixar para os leitores do Blog Na Garage para que possam ter sucesso na carreira em Compras, Logística e Supply Chain?

MAURO CESAR PEREIRA: o setor de Supply Chain está em constante mudança, por isso é importante estar sempre atualizado sobre as últimas tendências. Você pode fazer isso lendo artigos, cursos, participando de eventos e conversando com profissionais do setor.

O profissional tem que ser flexível! Desenvolva a resiliência para se adaptar aos diversos desafios do dia-a-dia, bem como as pressões que a Supply Chain sofre constantemente.

Seja um bom ouvinte, empático e use suas habilidades de negociador a seu favor para trazer maior comprometimento dos seus clientes internos, fornecedores e parceiros.

Atualize-se sempre. Seja um recurso de resolução

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui