Spend Analysis – O que é e como e como funciona

Spend Analysis – O que é e como e como funciona

Spend Analysis (Análise de Gastos) é o processo de revisão das despesas e custos atuais e históricos da empresa que tem por objetivo:

  • Reduzir custos
  • Melhorar os processos de Compras
  • Otimizar os recursos de Compras
  • Aumentar a eficiência de Compras
  • Melhorar o sourcing e as relações com fornecedores
  • Garantir a manutenção da Cadeia de Fornecedores
  • Trazer maior lucratividade para a organização
  • Entre outros.

Esse processo de avaliação de custos pode ser dividido nas seguintes etapas preliminares:

  • Identificar e coletar dados de gastos de todas as fontes (compras realizadas através do sistema ERP ou não)
  • Sanear a base de dados
  • Analisar criteriosamente os dados
  • Transformar dados em informações.

A partir desse saneamento preliminar é possível compreender como a empresa está gastando seu dinheiro e identificar oportunidades de melhorias.

O Spend Analysis permite que o departamento de compras responda a questões financeiras vitais, como:

  • Em que estamos gastando mais dinheiro?
  • Com quem estamos gastando mais dinheiro?
  • Existem melhores opções de aquisição?
  • Quais os itens mais críticos?
  • Quais os fornecedores mais críticos?
  • Quais produtos e serviços devem ser adquiridos por contratos?
  • Quais compras devem ser operacionalizadas?
  • Qual a melhor estratégia de relacionamento com fornecedores?
  • Entre outras.

As respostas dessas perguntam direcionarão o Comprador para as estratégias mais adequadas seja por categorias de produtos ou serviços, por fornecedores estratégicos e críticos, por tipos de contratos, na gestão adequada do time de Suprimentos, entre outros benefícios que veremos no próximo artigo.

Não Perca!

Forte abraço do seu Mentor de Carreira em Compras

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

IA-Gen aplicado ao mundo de Suprimentos!

IA-Gen aplicado ao mundo de Suprimentos! IA Generativa em Procurement:...

Governança para as Compras Sustentáveis em 3 passos

Governança para as Compras Sustentáveis em 3 passos À medida...

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais!

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais! Apesar de...

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui