Índice do artigo
10 características de um comprador profissional
O comprador profissional é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Todos nós sabemos disso. Mas precisamos ainda reforçar essa mensagem todos os dias.
Para ser um comprador profissional, é necessário ter uma série de características e habilidades.
A seguir, listamos 10 das principais:
01 – Orientação para resultados
O comprador deve ser focado em resultados e ter a capacidade de atingir metas específicas de desempenho, como redução de custos, melhoria da qualidade ou aumento da produtividade além de trazer inovações.
02 – Conhecimento do mercado
Ter um conhecimento profundo do mercado é fundamental, incluindo os componentes de custos, CBD, Should Cost e as tendências além dos fornecedores locais e globais.
03 – Habilidade de negociação
O comprador deve ser um negociador eficaz e estratégico e sempre buscando obter as melhores condições comerciais para a sua empresa e construindo alianças com os fornecedores.
04 – Capacidade de planejamento
Deve saber planejar e gerenciar o processo de compras, garantindo que os insumos e serviços estejam disponíveis quando necessários, com a qualidade exigida e o menor custo total de propriedade – TCO.
05 – Boa comunicação
O comprador deve ser um comunicador eficaz, capaz de se comunicar de forma clara e objetiva com fornecedores, clientes internos e outros stakeholders.
06 – Habilidade de resolução de problemas
Precisa ter os skills para identificar e resolver problemas de forma rápida e eficiente.
07 – Adaptabilidade
Deve ser capaz de se adaptar as mudanças do mercado, às necessidades da empresa ou às exigências técnicas junto aos fornecedores.
08 – Proatividade
Deve ser proativo e buscar oportunidades de melhoria contínua. Sempre pensando SEM CAIXA.
09 – Atualização
O comprador profissional deve estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias e tendências do mercado.
Participar de eventos importantes do setor, realizar benchmark, visitar os fornecedores com mais frequência e manter-se informado a respeito das Melhores Práticas de Procurement com a devida profundidade.
10 – Full compliance e responsável
Ele também deve ser um profissional full compliance e responsável, capaz de agir de forma ética e transparente em todas as suas atividades.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.