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O Efeito Chicote nos Estoques Globais.
Você conhece o Efeito chicote? ou bullwhip effect?
O “Efeito Chicote” tem chamado a atenção da mídia ultimamente. No entanto, as causas, efeitos e consequências para o mercado e a política monetária não são bem discutidos.
Para entender seu impacto no ecossistema financeiro e nos resultados das empresas, precisamos de uma definição do “Efeito Chicote:”
“O efeito chicote é um fenômeno de canal de distribuição em que as previsões de demanda geram ineficiências na cadeia de suprimentos.
Refere-se a oscilações crescentes no estoque em resposta a mudanças na demanda do consumidor à medida que se avança na cadeia de suprimentos.”
Ou seja, em resumo, por falta de total visibilidade da cadeia, se o varejo vende 10% mais, ele compra 15% mais do distribuidor que se estoca em mais 20% e compra 30% adicionais do fabricante que estoca 40% mais e produz mais e compra mais insumos e contrata mais gente…
Afeta toda a cadeia por isso é chamado efeito chicote em ondas, em altos e baixos mais em expansão…
E se a demanda cai depois?
O efeito reverso também é verdadeiro. E pode gerar no final rupturas se a demanda voltar a subir acima do planejado.
Historicamente, as empresas têm uma propensão a superestimar a força ou a fraqueza do consumidor.
Quando o consumo é forte, as empresas acreditam que é um estado indefinido e vice-versa. Portanto, pequenas mudanças no lado da demanda da equação tendem a levar a grandes mudanças no lado da oferta.
Pesquisas indicam que uma flutuação na demanda de 5 % será interpretada pelos participantes da cadeia de suprimentos como uma mudança de 40% na demanda.
Muito parecido com estalar um chicote, um pequeno movimento do pulso, mudança na demanda, pode causar um grande movimento na ponta do chicote – respostas dos fabricantes.
No ano passado, os varejistas superestimaram a demanda econômica, o que os levou a fazer pedidos em excesso de seus fornecedores e atacadistas.
Esses fornecedores e atacadistas, por sua vez, fizeram pedidos em excesso de seus próprios fornecedores.
Isso levou a um descompasso entre a demanda do consumidor e os estoques.
Os níveis de estoque inchados no Walmart (WMT), Target (TGT), Gaps (GPS) e outros varejistas são exemplos recentes desse “efeito chicote”, incluindo marketplaces.
O problema é visto no aumento maciço na relação entre estoque e vendas dos varejistas.
Isso explica estoques altos em toda Supply Chain e em vários países.
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