Índice do artigo
Apenas focar no custo definitivamente não é mais o suficiente!
A gestão de compras é responsável por todos os processos envolvidos na aquisição de produtos, materiais, bens e serviços, ou seja Diretos, Indiretos, Opex e Capex necessários para operações realmente eficientes.
Dependendo do negócio e da indústria, os termos “sourcing”, “compras” e “procurement” podem ser usados de forma intercambiável para descrever a função de Procurement e de suprimentos e o gerenciamento do processo, com o sourcing considerado mais estratégico a cada dia, e compras é mais usado para se referir a função operacional.
Organizações em todos os setores dependem da experiência do gerenciamento de compras na busca e no melhor gerenciamento de relacionamentos com fornecedores externos (SRM) para garantir que esses itens necessários sejam adquiridos com o menor custo total de propriedade TCO possível.
Por essas razões, o gerenciamento de compras tem um impacto direto nos resultados financeiros e nas operações estratégicas de uma organização.
Mas Procurement não atua sozinha, sua relação com os Stakeholders se torna primordial e precisa ser a mais colaborativa possível, o que nem sempre acontece.
Muitas empresas ainda operam em SILOS. E não de forma Cross – Multifunctional.
E isso é reflexo da CULTURA organizacional.
A CULTURA tem que abraçar a Transformação de Procurement de uma vez por todas.
Qual é a importância de Procurement?
Sem compras, seria impossível para a maioria das operações e os negócios funcionarem.
A gestão de compras garante que todos os itens e serviços sejam adquiridos adequadamente para que os projetos e processos possam prosseguir com eficiência, eficácia, inteligência e sucesso das metas.
Mais do que uma necessidade de negócios, Procurement pode ser aproveitado como uma vantagem competitiva quando otimizada para economizar dinheiro, tempo e recursos e geração de valor.
Mas reduzir os custos evitando atrasos e erros e maximizando os recursos é apenas parte do motivo pelo qual o gerenciamento de compras desempenha um papel importante nos resultados de uma empresa.
O gerenciamento de compras pode ser responsável por negociar contratos lucrativos de produção e fornecedores.
Liderar novos processos e projetos inovadores e desempenhar um papel importante na globalização de uma operação comercial doméstica, por exemplo.
Projetos de novos produtos, novas fábricas, novas tecnologias e com Decomplexity, DTV, DTC, VA, VE e VSM.
A gestão de compras também pode desempenhar um papel importante na liderança da Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Governança corporativa e em diversidade e inclusão, buscando fornecedores diversos de forma proativa colocando o ESG definitivamente na Agenda de uma Organização.
Fontes: Procurement Garage e Michigan University
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.
Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.