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O que o trabalho significa para você, Comprador?
Recente reportagem divulgada pela FORBES mostrou os principais aspectos sobre a felicidade das pessoas com seus trabalhos.
Segundo Mark Travers, “a falta de satisfação no trabalho pode afetar a saúde mental, os relacionamentos e o prazer geral com a vida.”
O psicólogo americano apresenta três sinais que todo profissional deveria refletir.
O primeiro é o quanto você se interessa por outras coisas além do trabalho.
Quando se gosta do que faz, busca-se um equilíbrio saudável entre o trabalho e outros aspectos da vida, como: hobbies, esporte, vida social, etc.
Outro ponto é o quanto você se sente desafiado.
Aqueles que sentem-se incentivados pela empresa, tornam-se mais produtivos e criativos, e consequentemente, trazem melhor qualidade às suas atividades.
O terceiro aspecto é quando você encontra uma carreira e uma empresa alinhadas com seus valores e interesses pessoais e profissionais.
Esse cenário contribui enormemente para o engajamento do colaborador que executa suas atividades com propósito.
Entretanto, a felicidade no trabalho também está ligada ao significado que cada um atribui ao sentido da sua profissão.
Para Mario Sergio Cortella, professor e filósofo, existe uma distinção entre emprego e trabalho: “o emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida”.
Ou seja, o emprego nem sempre está relacionado à vocação, entretanto o trabalho é algo que dá sentido de realização para as pessoas.
Na mesma linha está a psicóloga de Yale, Amy Wrzesniewski.
Depois de muitos anos de pesquisa e entrevistas com trabalhadores, descobriu que os colaboradores apresentam três orientações para o trabalho: Emprego, Carreira ou Missão.
“As pessoas com um “emprego” veem o trabalho como um fardo e o salário como a recompensa.”
Elas estão no emprego por necessidade e vivem na expectativa do que podem fazer de prazeroso fora da empresa.
Por outro lado, as pessoas que entendem seus trabalhos como “carreira”, buscam evoluir profissionalmente e querem ser bem-sucedidas.
Com esse objetivo em mente, se envolvem e se dedicam com afinco. Por fim, as pessoas com uma “missão” profissional desenvolvem senso de propósito e entendem que contribuem para algo maior.
São esses colaboradores que sentem-se gratificados e, naturalmente, se dedicam mais e geram melhores resultados.
Como gestor de Supply Chain desde 2011, aliado ao trabalho que desenvolvo como mentor e coach de carreira para profissionais de compras, percebo que a realidade desse setor está voltada para colaboradores com senso de responsabilidade, que compreendem sua importância para a empresa, apaixonados pela carreira e não pretendem mudar de área; entretanto ainda se sentem desvalorizados pelas empresas.
Em 2020, lancei uma pesquisa no LinkedIn com a seguinte pergunta:
“Qual a maior dor do Comprador?”.
Mais de 50% dos profissionais responderam que a falta de reconhecimento é o fator que mais incomoda em suas carreiras.
Após 2 anos, realizei a mesma pesquisa tentando entender como o protagonismo de Compras ao longo da pandemia da Covid-19 poderia ter melhorado esses números.
Porém, o resultado se manteve o mesmo.
Dentro desse cenário, gostaria de convidar você, Comprador, a refletir sobre alguns pontos:
1 – Você conhece o seu diferencial?
Todo profissional deve identificar o que lhe diferencia, que lhe torna único. É necessário entender quais são as suas habilidades chave e como potencializá-las na busca de resultados extraordinários.
2 – Marketing Pessoal, você sabe o que é isso?
Sendo você um profissional diligente e competente, precisa saber mostrar isso para a empresa.
Marketing pessoal é um conjunto de estratégias utilizadas para aprimorar suas qualidades profissionais e pessoais.
Essas estratégias conduzem para atitudes e comportamentos que moldam sua imagem pessoal e profissional, e consequentemente, geram maior visibilidade aos seus resultados.
3 – Como você gerencia suas emoções?
A inteligência emocional é considerada uma das habilidades mais importantes do profissional nos dias de hoje.
Em Compras, as emoções interferem diretamente nos resultados materiais (financeiros) como dos resultados abstratos (relacionais).
O Comprador é uma agente de interface com fornecedores e clientes internos, e como tal, deve se proteger de emoções nocivas e comportamentos prejudiciais ao seu desempenho.
Além disso, invista em relacionamentos saudáveis.
Seu networking dentro da empresa poderá te promover como também travar seu crescimento.
4 – Como você encara os feedbacks?
Estamos vivendo numa sociedade avessa a críticas. Aqueles que buscam receber feedbacks com frequência e utilizam-se das análises de resultados e performance como molas propulsoras, são os mesmos que farão a diferença.
É através da atenção aos feedbacks que você conseguirá identificar seus pontos de melhoria e ser reconhecido.
O quanto você está aderente às competências essenciais do profissional de compras?
Não importa qual seja a sua formação, Compras exige muito mais do que as disciplinas aprendidas na graduação.
Seus resultados são frutos de dedicação, experiência e constante evolução de conhecimento.
Não se permita estagnar! Invista continuamente em novas competências, sejam técnicas ou comportamentais, bem como tecnológicas. Quem domina a tecnologia, jamais será substituído por ela.
Forte abraço e te vejo lá no topo.
Fontes:
- https://forbes.com.br/carreira/2023/02/3-maneiras-de-saber-se-voce-realmente-gosta-do-trabalho/
- O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Arcor
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.