Como melhorar o relacionamento do departamento de compras com os seus stakeholders?

Como melhorar o relacionamento do departamento de compras com os seus stakeholders?

12 Dicas para melhorar o relacionamento de compras e stakeholders

1) Uma Comunicação mais clara

Estabeleça canais de comunicação mais abertos e transparentes. Atualize-os regularmente sobre processos, mudanças e os seus desafios do dia a dia.

2) Compreenda as necessidades

Reserve um tempo para compreender as necessidades e prioridades exclusivas de cada grupo. Adapte as estratégias de para se alinharem aos objetivos comuns.

3) Faça uma abordagem mais Colaborativa

Envolva as partes interessadas no início desde o processo de compras.

Busque a opinião deles e envolva-os na tomada de decisões para criar um senso de propriedade e co-responsabilidade

4) Quanto a Colaboração com fornecedores

Os clientes internos podem ajudar a promover relacionamentos sólidos com fornecedores.
Desde que respeitado os papéis e responsabilidades.

5) Gestão de riscos

Identifique e aborde riscos e interrupções potenciais de forma proativa.

Mantenha todos informados sobre as suas estratégias de mitigação para inspirar mais confiança.

6) KPIs – Métricas de desempenho

Estabeleça indicadores chave de desempenho (KPIs) que reflitam as prioridades da sua área mas que também sejam importantes para os clientes internos.

Meça e relate regularmente essas métricas para demonstrar o valor dos seus esforços e performance.

7) Ciclos de Feedback

Incentive-os a fornecer feedback sobre os seus processos e conduta. Atue de acordo com as sugestões para melhorar os processos e construir a relação.

8) Eduque e Treine

Realize sessões de treinamento para os clientes internos para ajudá-los a compreender os seus processos, prazos e melhores práticas. Isso é primordial.

9) Transparência sempre

Defina claramente os critérios de seleção dos fornecedores e envolva o cliente no processo de avaliação técnica para garantir compliance, equalização e aprovação técnica.

10) Utilizando a tecnologia

Implemente soluções de tecnologia de Compras como um E-Procurement de 1ª linha, Catálogos e Robôs que facilitem o envolvimento dos clientes internos, o compartilhamento de dados e o rastreamento em tempo real dos pedidos de compras.

11) Apresente Cases de sucesso

Nada melhor que casos em que Procurement impactou positivamente os objetivos e metas, inclusive dos clientes internos.

Isso gera mais credibilidade e incentiva a colaboração contínua.

12) Melhora Contínua

Lembre-se de que construir relacionamentos sólidos com requer tempo e esforço.

É um processo contínuo que exige escuta ativa, adaptabilidade e compromisso em atender às necessidades da organização e atingimento das metas.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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