Índice do artigo
Como melhorar o relacionamento do departamento de compras com os seus stakeholders?
12 Dicas para melhorar o relacionamento de compras e stakeholders
1) Uma Comunicação mais clara
Estabeleça canais de comunicação mais abertos e transparentes. Atualize-os regularmente sobre processos, mudanças e os seus desafios do dia a dia.
2) Compreenda as necessidades
Reserve um tempo para compreender as necessidades e prioridades exclusivas de cada grupo. Adapte as estratégias de para se alinharem aos objetivos comuns.
3) Faça uma abordagem mais Colaborativa
Envolva as partes interessadas no início desde o processo de compras.
Busque a opinião deles e envolva-os na tomada de decisões para criar um senso de propriedade e co-responsabilidade
4) Quanto a Colaboração com fornecedores
Os clientes internos podem ajudar a promover relacionamentos sólidos com fornecedores.
Desde que respeitado os papéis e responsabilidades.
5) Gestão de riscos
Identifique e aborde riscos e interrupções potenciais de forma proativa.
Mantenha todos informados sobre as suas estratégias de mitigação para inspirar mais confiança.
6) KPIs – Métricas de desempenho
Estabeleça indicadores chave de desempenho (KPIs) que reflitam as prioridades da sua área mas que também sejam importantes para os clientes internos.
Meça e relate regularmente essas métricas para demonstrar o valor dos seus esforços e performance.
7) Ciclos de Feedback
Incentive-os a fornecer feedback sobre os seus processos e conduta. Atue de acordo com as sugestões para melhorar os processos e construir a relação.
8) Eduque e Treine
Realize sessões de treinamento para os clientes internos para ajudá-los a compreender os seus processos, prazos e melhores práticas. Isso é primordial.
9) Transparência sempre
Defina claramente os critérios de seleção dos fornecedores e envolva o cliente no processo de avaliação técnica para garantir compliance, equalização e aprovação técnica.
10) Utilizando a tecnologia
Implemente soluções de tecnologia de Compras como um E-Procurement de 1ª linha, Catálogos e Robôs que facilitem o envolvimento dos clientes internos, o compartilhamento de dados e o rastreamento em tempo real dos pedidos de compras.
11) Apresente Cases de sucesso
Nada melhor que casos em que Procurement impactou positivamente os objetivos e metas, inclusive dos clientes internos.
Isso gera mais credibilidade e incentiva a colaboração contínua.
12) Melhora Contínua
Lembre-se de que construir relacionamentos sólidos com requer tempo e esforço.
É um processo contínuo que exige escuta ativa, adaptabilidade e compromisso em atender às necessidades da organização e atingimento das metas.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.