Spend Analysis – As Ferramentas do Spend Analysis

Spend Analysis – As Ferramentas do Spend Analysis

Nesse último artigo sobre a metodologia de Spend Analysis você vai aprender como utilizar os dados extraídos do histórico de compras da sua empresa.

Apesar da Análise de Gastos permitir a compreensão detalhada das compras da organização, o Comprador deve utilizar as ferramentas adequadas para implantar as melhores estratégias de aquisição produtos e contratação de serviços.

As 3 ferramentas mais utilizadas são:

  1. Matriz Kraljic
  2. Matriz Beroe
  3. Curva ABC

Matriz Kraljic

A partir da Análise de Gastos por Fornecedor, o Comprador está apto a utilizar um das ferramentas mais eficientes para avaliação do Impacto Financeiro dos fornecedores e do Risco de Fornecimento de produtos e serviços para a empresa: a Matriz Kraljic.

A Matriz Kraljic permite a elaboração do planejamento de compras de acordo com o histórico de fornecimento e da demanda futura da empresa, se antevendo às necessidades das áreas requisitantes

Um dos objetivos dessa ferramenta é reduzir a vulnerabilidade da empresa frente ao mercado fornecedor.

A Matriz Kraljic ilustra a visão do comprador

Ferramentas de Spend Analysis - Matriz Kraljic

Quando se reconhece em que Quandrante da Matriz Kraljic está cada produto, serviço ou categoria, é possível elaborar estratégias para evitar rupturas na cadeia de fornecimento e impactos na receita da empresa, e descobrir oportunidades de redução de custos.

Eixo Y – Financeiro: analisa o gastos (custos e despesas) da empresa, o impacto financeiro (lucratividade e receita) e o valor agregado por linha de produto.

Eixo X – Criticidade: analisa a complexidade do mercado fornecedor (monopólio, oligopólio, etc.), patentes, barreiras de entrada, risco de fornecimento, custos gerais e complexidade logística.

Explorando os 4 quadrantes

ITENS NÃO CRÍTICOS

Itens com baixo risco de abastecimento e reduzido impacto no negócio da empresa, devido à oferta abundante.

Aqui estão concentrados produtos e serviços que são facilmente adquiridos e com baixo valor financeiro.

Ou seja, não há dependência de fornecedores e de fornecimento.

Itens Não Críticos devem ser operacionalizados através de Ordens de Compras “Guarda-Chuva”, Compras por Catálogo, E-Procurement, Market Place, etc.

ITENS ALAVANCÁVEIS

Nesse quadrante estão os itens que representam alto impacto financeiro para a empresa e ao mesmo tempo possuem uma boa quantidade de fornecedores disponíveis e/ou elevada oferta de produtos e serviços.

Ou seja, baixo risco de abastecimento.

Nesse cenário, o Comprador tem alto poder de negociação e propostas competitivas dos fornecedores, gerando concorrência por preço.

Aqui não são sugeridas contratações de longo prazo, a não ser que as vantagens comerciais ofertadas sejam muito atrativas comparadas com as tendências de preço.

ITENS CRÍTICOS

Aqui estão os itens chamados de “gargalo”: produtos e serviços escassos ou que possuem fornecedores restritos, e por isso o(s) fornecedor(es) possuem maior poder de negociação.

Esses itens têm impacto reduzido sobre o negócio da empresa, mas podem representar alto risco de abastecimento.

A estratégia sugere a busca por fornecedores alternativos, afim de reduzir ou eliminar riscos de abastecimento, e contratos que garantam o fornecimento dos produtos e a manutenção sadia do estoque, assim como a prestação dos serviços sem interrupção.

ITENS ESTRATÉGICOS

São itens que apresentam elevado risco de abastecimento e grande impacto no negócio da empresa.

Se caracterizam pela escassez de fornecedores ou de produtos/serviços e, consequentemente, grande relevância para a empresa compradora.

Devido à dependência da empresa com esses fornecedores, é recomendado que sejam formadas parcerias estratégicas, contratos de longo prazo com compromisso de metas (SLA & KPI), fórmulas de reajuste baseadas em índices de mercado e uma gestão muito diligente (SRM).

Como você viu, a Matriz Kraljic traduz a visão do comprador sobre a criticidade da cadeia de fornecimento e dos produtos e serviços adquiridos e contratados pela sua empresa.

Entretanto, para uma estratégia de compras precisa, o Comprador deve ampliar essa visão.

Não basta você entender a relevância de cada fornecedor no seu negócio, é vital também descobrir o quanto a sua empresa é importante para o mercado fornecedor.

Essa avaliação orienta o Comprador quanto a forma de comprar e de negociar.

Matriz de Beroe

A Matriz de Beroe é uma ferramenta utilizada para identificar o interesse do fornecedor na empresa compradora.

matriz visao do fornecedor - Blog Na Garage

Explorando os 4 Quadrantes

QUADRANTE 1: INCÔMODO

Fornecedor possui pouco interesse em fazer negócio, pois a empresa compradora possui baixo potencial de receita e de atratividade para seu negócio.

QUADRANTE 2: DESENVOLVIMENTO

A empresa compradora não possui potencial de vendas (impacto financeiro) no curto/médio prazo, mas sua posição de mercado pode ser estratégica para o fornecedor, os produtos desejados estão em excesso no estoque ou possui localização privilegiada

QUADRANTE 3: FOCO

Alto potencial de receita, produto/serviço de alto valor agregado. O fornecedor entende a empresa compradora como vital para seus negócios.

QUADRANTE 4: EXPLORÁVEL

A empresa compradora tem elevado potencial financeiro, os serviços solicitados / o volume de produtos desejados apresentam alta representatividade na receita e na estratégia de negócios do fornecedor.

Curva ABC

Além da Matriz Kraljic e Matriz Beroe, a Curva ABC é uma ferramenta que permite ao Comprador identificar o grau de importância dos itens adquiridos pela empresa conforme a mesma está gastando seu dinheiro com fornecedores.

Através da Curva ABC é possível classificar os produtos comprados e serviços contratados conforme volume financeiro movimentado num determinado período, possibilitando melhores tomadas de decisão, definição de prioridades e planejamento estratégico.

Essa classificação é dividida em três categorias: A, B e C.

  • Categoria A: itens com maior volume financeiro de compras
  • Categoria B: itens com médio volume financeiro de compras
  • Categoria C: itens com baixo volume financeiro de compras.

Curva ABC

Sendo baseada no Princípio de Pareto onde afirma que “80% das consequências são resultado de apenas 20% das causas”, a Curva ABC em Compras ilustra os 20% dos itens que representam 80% dos gastos da empresa (Categoria A).

De posse dessa informação, você saberá onde focar seus esforços para gerar maiores savings e impactar positivamente o cash flow (fluxo de caixa) da sua empresa.

E aí, depois desses 5 artigos você já está pronto para colocar a mão na massa e explorar todas as possibilidades do Spend Analysis?

Não perca essa oportunidade! Leia e releia o conteúdo dos 5 artigos e manda ver na sua empresa.

Boa sorte!

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Compras Inclusivas

Compras Inclusivas Se sua empresa está engajada em práticas ESG...

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente Quando...

Tendências de compras 2025

Tendências de compras 2025 À medida que avançamos para um...

15 Dicas para Lidar com Conflitos e com Clientes Difíceis

15 Dicas para Lidar com Conflitos e com Clientes...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui