Profissional de Compras já ouviu falar em Tail Spend?

Profissional de Compras já ouviu falar em Tail Spend?

Tail Spend ou também chamada de Curva C ou Cauda longa.

A redução de custos é uma prioridade clara para a maioria das equipes de compras. Continua sendo a prioridade número 1 de todos os CPOs e Diretores de Suprimentos no Mundo todo.

Muitas vezes o foco está nas categorias estratégicas, e com razão, pois essas categorias representam cerca de 80% do Spend e é aí que reside a maior parte das economias potenciais e a Gestão das Categorias mais importantes.

Não se discute isso. E por esta razão fazemos o Spend Analysis, Pareto, Matriz Kraljic e Strategic Sourcing, etc.

Mas e os outros 20% dos gastos, a chamada cauda longa, curva C ou Tail Spend? Como esse gastos – spend pode ser gerenciado?

O Tail Spend é frequentemente ignorado e pode facilmente não ser gerenciado.

Pode incluir compras one-off e compras de alto volume e de baixo valor que envolvem muitos fornecedores.

As compras geralmente são indiretas e não totalmente essenciais, mas ainda são importantes para o bom funcionamento e o sucesso de uma operação.

Pois podem conter itens críticos e que podem parar a produção por exemplo.

Os gastos da cauda longa têm o potencial de gerar economias – savings de 5% a 15%  e se forem gerenciados ativamente.

Não existe uma abordagem única, mas está se tornando cada vez mais importante. E você precisa estar atento a isso.

Com a classificação precisa desses gastos, você pode começar a lidar de forma mais sistemática e analítica. Com time dedicado inclusive e utilizando automação robótica com RPA e inteligência artificial para suportar essas transações.

Tail Spend – Gerenciá-lo é importante, pois leva a benefícios claros

  • Economias com criação de Catálogos de Compras
  • Maior Automação
  • Melhor Experiência do Usuário e clientes internos
  • Maior eficiência e produtividade
  • Risco reduzido dos fornecedores
  • Melhor qualidade de dados e relatórios internos
  • Melhor conformidade com contratos e acordos de nível de serviço (SLAs)
  • Maior produtividade por pessoa

Uma forte estratégia de gerenciamento pode fornecer uma vantagem competitiva para uma organização.

Algumas de suas maiores economias de custo e tempo podem vir de suas menores compras! Acredite! Olhe mais de perto o seu Tail Spend.

Não deixe de lado, a cauda longa pois nela você pode encontrar muitas oportunidades!

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

SLA Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço em Compras!

SLA Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço em Compras Os...

A gestão eficaz dos clientes internos

A gestão eficaz dos clientes internos A Gestão dos clientes...

O que se espera do profissional de Compras em 2024?

O que se espera do profissional de Compras em...

10 Competências que todo comprador de sucesso precisa ter

10 Competências que todo comprador de sucesso precisa ter Como...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui