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Profissional de Compras já ouviu falar em Tail Spend?
Tail Spend ou também chamada de Curva C ou Cauda longa.
A redução de custos é uma prioridade clara para a maioria das equipes de compras. Continua sendo a prioridade número 1 de todos os CPOs e Diretores de Suprimentos no Mundo todo.
Muitas vezes o foco está nas categorias estratégicas, e com razão, pois essas categorias representam cerca de 80% do Spend e é aí que reside a maior parte das economias potenciais e a Gestão das Categorias mais importantes.
Não se discute isso. E por esta razão fazemos o Spend Analysis, Pareto, Matriz Kraljic e Strategic Sourcing, etc.
Mas e os outros 20% dos gastos, a chamada cauda longa, curva C ou Tail Spend? Como esse gastos – spend pode ser gerenciado?
O Tail Spend é frequentemente ignorado e pode facilmente não ser gerenciado.
Pode incluir compras one-off e compras de alto volume e de baixo valor que envolvem muitos fornecedores.
As compras geralmente são indiretas e não totalmente essenciais, mas ainda são importantes para o bom funcionamento e o sucesso de uma operação.
Pois podem conter itens críticos e que podem parar a produção por exemplo.
Os gastos da cauda longa têm o potencial de gerar economias – savings de 5% a 15% e se forem gerenciados ativamente.
Não existe uma abordagem única, mas está se tornando cada vez mais importante. E você precisa estar atento a isso.
Com a classificação precisa desses gastos, você pode começar a lidar de forma mais sistemática e analítica. Com time dedicado inclusive e utilizando automação robótica com RPA e inteligência artificial para suportar essas transações.
Tail Spend – Gerenciá-lo é importante, pois leva a benefícios claros
- Economias com criação de Catálogos de Compras
- Maior Automação
- Melhor Experiência do Usuário e clientes internos
- Maior eficiência e produtividade
- Risco reduzido dos fornecedores
- Melhor qualidade de dados e relatórios internos
- Melhor conformidade com contratos e acordos de nível de serviço (SLAs)
- Maior produtividade por pessoa
Uma forte estratégia de gerenciamento pode fornecer uma vantagem competitiva para uma organização.
Algumas de suas maiores economias de custo e tempo podem vir de suas menores compras! Acredite! Olhe mais de perto o seu Tail Spend.
Não deixe de lado, a cauda longa pois nela você pode encontrar muitas oportunidades!
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.