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A importância de elaborar e analisar um Spend Analysis
Primeiro vamos entender o que é um Spend Analysis ou Análise de gastos?
A análise de gastos é o processo de identificação, coleta de dados, saneamento dos dados, agrupamento, categorização e análise dos dados de gastos da sua organização.
Isso é feito com o objetivo de identificar categorias para a elaboração de Estratégias de Compras e realização de Ondas de Strategic Sourcing.
Com seleção de itens Quick Wins – Ganhos rápidos.
Com o foco em diminuir os custos, o TCO – Custo Total de Propriedade e melhorar a eficiência aumentando a visibilidade e a transparência dos seus Gastos para toda a empresa.
O uso de dados e análises em tempo real (A Procurement Garage possui ferramenta de Spend Analysis em tempo Real) permite a percepção necessária para gerar Savings e ganhar maior eficiência e eficácia, utilizando a matriz de maior potencial de ganhos versus facilidade ou dificuldade de implementação e com um BSC bem estruturado.
Ao fazer o pareto de suas categorias, definido o 80 – 20%, sua Curva A, B e C (Tail Spend) de gastos e utilizando as demais ferramentas do Strategic Sourcing:
- Matriz Kraljic
- SWOT
- Porter
- PESTAL
- Canvas
A análise de gastos é uma parte importante do gerenciamento total de gastos e categorias ou Spend Under Management.
Ele é usado para visualizar todos os seus dados para que você possa tomar melhores decisões para Procurement, seleção e Gestão de Fornecedores – SRM.
Além disso, também pode ajudar a melhorar a conformidade do contrato, gerindo os tempos de ciclo de vida, mitigado Compras Maverick e altos índices de regularização.
Elevando a maturidade de sua área de Compras
Mesmo que você possua uma base de dados não saneada e com multiplicidades, obsolescência e erros!
A Procurement Garage com a sua solução de Analytics e algoritmos consegue realizar um profundo Spend Analysis de suas categorias além de realizar as Ondas de Sourcing com o seu time, deixando o legado de conhecimento – através de Learning by doing e Knowledge transfer.
Naturalmente que você deveria promover o saneamento e governança dos seus dados assim que possível – Um MDM bem limpo só trará benefícios para Suprimentos e para o Negócio.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.