sexta-feira, maio 16, 2025

A importância de elaborar e analisar um Spend Analysis

by Leonardo Alexander
2 minutes read
A+A-
Reset
A importância de elaborar e analisar um Spend Analysis

A importância de elaborar e analisar um Spend Analysis

Primeiro vamos entender o que é um Spend Analysis ou Análise de gastos?

A análise de gastos é o processo de identificação, coleta de dados, saneamento dos dados, agrupamento, categorização e análise dos dados de gastos da sua organização.

Isso é feito com o objetivo de identificar categorias para a elaboração de Estratégias de Compras e realização de Ondas de Strategic Sourcing.

Com seleção de itens Quick Wins – Ganhos rápidos.

Com o foco em diminuir os custos, o TCO –  Custo Total de Propriedade e melhorar a eficiência aumentando a visibilidade e a transparência dos seus Gastos para toda a empresa.

O uso de dados e análises em tempo real (A Procurement Garage possui ferramenta de Spend Analysis em tempo Real) permite a percepção necessária para gerar Savings e ganhar maior eficiência e eficácia, utilizando a matriz de maior potencial de ganhos versus facilidade ou dificuldade de implementação e com um BSC bem estruturado.

Ao fazer o pareto de suas categorias, definido o 80 – 20%, sua Curva A, B e C (Tail Spend) de gastos e utilizando as demais ferramentas do Strategic Sourcing:

A análise de gastos é uma parte importante do gerenciamento total de gastos e categorias ou Spend Under Management.

Ele é usado para visualizar todos os seus dados para que você possa tomar melhores decisões para Procurement,  seleção e Gestão de Fornecedores – SRM.

Além disso, também pode ajudar a melhorar a conformidade do contrato, gerindo os tempos de ciclo de vida, mitigado Compras Maverick e altos índices de regularização.

Elevando a maturidade de sua área de Compras

Mesmo que você possua uma base de dados não saneada e com multiplicidades, obsolescência e erros!

A Procurement Garage com a sua solução de Analytics e algoritmos consegue realizar um profundo Spend Analysis de suas categorias além de realizar as Ondas de Sourcing com o seu time, deixando o legado de conhecimento – através de Learning by doing e Knowledge transfer.

Naturalmente que você deveria  promover o saneamento e governança dos seus dados assim que possível – Um MDM bem limpo só trará benefícios para Suprimentos e para o Negócio.

foto leo 1 - Blog Na Garage
CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com |  + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

You may also like

Leave a Comment

Blog na Garage

@2022 – 2015 – All Right Reserved. Desenvolvido e Produzido por Procurement Garage