A importância de elaborar e analisar um Spend Analysis

A importância de elaborar e analisar um Spend Analysis

Primeiro vamos entender o que é um Spend Analysis ou Análise de gastos?

A análise de gastos é o processo de identificação, coleta de dados, saneamento dos dados, agrupamento, categorização e análise dos dados de gastos da sua organização.

Isso é feito com o objetivo de identificar categorias para a elaboração de Estratégias de Compras e realização de Ondas de Strategic Sourcing.

Com seleção de itens Quick Wins – Ganhos rápidos.

Com o foco em diminuir os custos, o TCO –  Custo Total de Propriedade e melhorar a eficiência aumentando a visibilidade e a transparência dos seus Gastos para toda a empresa.

O uso de dados e análises em tempo real (A Procurement Garage possui ferramenta de Spend Analysis em tempo Real) permite a percepção necessária para gerar Savings e ganhar maior eficiência e eficácia, utilizando a matriz de maior potencial de ganhos versus facilidade ou dificuldade de implementação e com um BSC bem estruturado.

Ao fazer o pareto de suas categorias, definido o 80 – 20%, sua Curva A, B e C (Tail Spend) de gastos e utilizando as demais ferramentas do Strategic Sourcing:

A análise de gastos é uma parte importante do gerenciamento total de gastos e categorias ou Spend Under Management.

Ele é usado para visualizar todos os seus dados para que você possa tomar melhores decisões para Procurement,  seleção e Gestão de Fornecedores – SRM.

Além disso, também pode ajudar a melhorar a conformidade do contrato, gerindo os tempos de ciclo de vida, mitigado Compras Maverick e altos índices de regularização.

Elevando a maturidade de sua área de Compras

Mesmo que você possua uma base de dados não saneada e com multiplicidades, obsolescência e erros!

A Procurement Garage com a sua solução de Analytics e algoritmos consegue realizar um profundo Spend Analysis de suas categorias além de realizar as Ondas de Sourcing com o seu time, deixando o legado de conhecimento – através de Learning by doing e Knowledge transfer.

Naturalmente que você deveria  promover o saneamento e governança dos seus dados assim que possível – Um MDM bem limpo só trará benefícios para Suprimentos e para o Negócio.

Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

Quem realmente escolhe um trabalho de compras?

Quem realmente escolhe um trabalho de compras? Em que momento algum orientador de carreiras se...

7 Steps in Creating a Project Procurement Management Plan

7 Steps in Creating a Project Procurement Management Plan 1. Define Roles, Terms, and Agreements In...

Gerenciamento de Contratos – Processos e práticas

Gerenciamento de Contratos - Processos e práticas Acredito que é possível medir a maturidade de...

Fazendo um curriculum vitae em inglês para Procurement

Fazendo um curriculum vitae em inglês para Procurement Em primeiro lugar você deve aplicar para...

Procurement Fora da Caixa

Procurement Fora da Caixa Está na hora de os profissionais de compras analisarem todas as...

ESG é Moda? ESG em Procurement não existe?

ESG é Moda? ESG em Procurement não existe? A resposta para as 2 perguntas é...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui