O que é um CoE em Procurement?

O que é um CoE em Procurement?

Um Centro de Excelência (CoE) em Compras é formado por uma equipe especializada e centralizada dentro de uma organização dedicada a otimizar e aprimorar as práticas de compras.

Seu objetivo principal é promover eficiência, consistência e excelência nas operações de compras.

Aqui estão os principais aspectos de um CoE em Procurement:

O CoE é composto por especialistas em compras com profundo conhecimento de suas Categorias, melhores práticas de strategic sourcing, gestão de fornecedores, negociação de contratos e outras funções de compras em todos os seus desdobramentos e dimensões.

Esses especialistas fornecem orientação e apoio à equipe de compras mais ampla e em todos os Regional Leds.

1 – Melhores Práticas

O CoE estabelece e divulga as melhores práticas em compras. Eles avaliam continuamente as tendências do setor, as tecnologias emergentes e as mudanças regulatórias, PESTEL e Market Intel para garantir que o processo de compras seja o mais inteligente, atualizado, eficiente e full compliance.

Promove a padronização dos processos e políticas de compras em toda a organização. Essa consistência reduz ineficiências e garante a conformidade com regulamentações internas e externas.

2 – Treinamento e Desenvolvimento

O CoE é responsável por treinar e desenvolver profissionais de compras, tanto dentro do CoE quanto em toda a organização.

Isso inclui programas dei ntegração, desenvolvimento de habilidades Hard e Soft, engajamento e certificações.

3 – Métricas de Desempenho – KPIs

Os CoEs frequentemente definem indicadores-chave de desempenho (KPIs) e métricas para medir a eficácia das atividades de compras.

Esta abordagem baseada em dados ajuda a identificar áreas de melhoria contínua e demonstra os resultados da área para toda empresa.

4 – Gestão de Relacionamento com Fornecedores

Os CoEs muitas vezes desempenham um papel crucial na gestão de relacionamentos estratégicos com fornecedores.

Eles facilitam a colaboração, negociam contratos e monitoram o desempenho dos fornecedores para gerar valor para a organização além da agenda ESG.

5 – Tecnologia e ferramentas

Os CoEs avaliam e implementam tecnologias e ferramentas de Procurement, tais como software de E-Procurement, RPAs, AI e plataformas analíticas, para melhorar a eficiência, produtividade, estratégia e a tomada dedecisões.

6 – Redução de custos

Um dos principais objetivos de um CoE em Compras é identificar oportunidades e estratégias de redução de custos e TCO, como aproveitamento da sinergia, fornecimento mais estratégico, visibilidade total e análise do spend com um olhar de otimização dos custos e seus impactos.

7 – Gestão de riscos

Os CoEs avaliam e mitigam os riscos, incluindo as interrupções, rupturas na cadeia de abastecimento, problemas de conformidade e ameaças à segurança cibernética por exemplo.

Melhoria Contínua

O CoE promove uma cultura de melhoria contínua através de Change Management, realizando auditorias regulares, comparando os padrões da indústria – benchmarking e buscando feedback regular das lideranças e clientes internos.

Um Centro de Excelência em Compras serve como um centro de conhecimento, experiência e melhores práticas dentro de uma organização, com o objetivo de otimizar os processos de compras, reduzir custos e garantir que as compras estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui