Entrevista com Júlio Abrahão

Entrevista com Júlio Abrahão

Blog na Garage entrevistou o Júlio Abrahão, Gerente Executivo de Compras da VIBRA Energia.

Pergunta 1

BNG: A VIBRA Energia é uma empresa sucedida da privatização da BR Distribuidora em 2019, o que mudou nos processos de Compras da empresa a partir desse marco tão importante?

Julio Abrahao: Esta é uma ótima pergunta. Porque apesar de já convivermos num mercado muito competitivo, onde lutamos litro a litro com grandes concorrentes no segmento de distribuição de combustíveis, nossa área de compras de indiretos sofria bastante com os ritos processuais exigidos por lei e consequentemente a satisfação de nossos clientes internos, e não era isso o que desejávamos.

Tínhamos uma área que recebia a demanda e a enquadrava dentro da lei 8.666, depois o decreto 2.745 e por último a lei 13.303, e tinha pouco, ou quase nenhuma, flexibilidade para selecionar fornecedor, negociar especificações escopo/técnicas, condições comerciais e com isso, em algumas vezes, que não eram poucas, perdíamos todo o processo. Dessa forma, nosso prazo médio de contratação era superior a 180 dias.

Sendo assim, vamos virar a chave! Como transformamos todo este grupo acostumado a processos em compradores capazes de entender do negócio e dar solução aos nossos clientes?

  • Deixar de tirar pedidos e prover soluções?
  • Como ser ágil, mantendo a governança e o compliance?
  • Como simplificar o dia a dia com qualidade?
  • Como passar a ter responsabilidade e autonomia sobre suas ações?

Tudo passa pelo mindsetdo time e a vontade de todos em otimizar e fazer diferente. Iniciamos nossa transformação com o mesmo time da BR e passamos a observar tudo que já tínhamos com o olhar de melhorar. Simplificamos processos e procedimentos, eliminamos outros.

Unimos sistemas e criamos outros. Segregamos equipes por categorias e nos aproximamos do cliente. Entendemos suas necessidades.

E hoje atendemos mais de 98% das requisições dentro dos prazos acordados em um prazo médio inferior a 25 dias.

Pergunta 2

BNG: Ainda sobre esse processo de mudança, como vocês têm trabalhado na forma de atuar e na mentalidade dos Profissionais de Compras?

JULIO ABRAHAO: Nossos profissionais entenderam claramente a mudança de contexto que passamos.

Entenderam a necessidade de se reciclarem em treinamentos específicos e com um network adequado de forma a mantermos as melhores práticas de mercado. Entenderam muito bem que as pessoas são chave nesse processo e todos abraçaram a ideia da mudança.

A troca de experiência que existe entre eles também é fundamental para o sucesso que estamos tendo nesse período, já que temos um universo de contratações, seja material, serviços ou equipamentos, muito diversificado.

A troca de ideias nas reuniões semanais de melhores práticas é muito interessante nessa etapa de amadurecimento que estamos passando. Nossa gente é que possibilita os resultados alcançados até o momento.

Pergunta 3

BNG: Sendo a VIBRA Energia uma empresa com ações na BM&F Bovespa, como a agenda ESG (Enviromental, Social and Governance) tem sido trabalhada internamente e junto ao mercado fornecedor?

JULIO ABRAHAO: Esse é um tema muito importante para a Vibra Energia e para o mundo. Passamos por grandes mudanças globais que movimentam também o mercado consumidor por produtos cada vez mais sustentáveis.

Aqui em Compras de Indiretos, em parceria com nossas áreas internas de ESG e Governança, estamos certos de que nossos fornecedores deverão estar alinhados as nossas práticas de ESG.

Estamos estudando alternativas de “selo ESG” para o fornecedor Vibra. Itens importantes na avaliação passarão pela governança corporativa, gestão de riscos, transparência, gestão ambiental e de segurança, transição energética, a diversidade e o investimento socioambiental.

Pergunta 4

BNG: Num cenário tão dinâmico no mundo de hoje como desenvolver equipes de compras para se adaptar rapidamente aos desafios e imprevisibilidades globais?

JULIO ABRAHAO: A cada dia que passa o mundo vai ficando mais dinâmico e as imprevisibilidades cada vez mais constantes.

As mais recentes com a pandemia e a guerra vêm para reforçar a necessidade de estarmos preparados para qualquer coisa.

E assim é o time de Compras! Não basta estarmos capacitados tecnicamente com as melhores práticas, ferramentas e sistemas, com fornecedores selecionados, KPIs, se não estivermos atentos aos pequenos e grandes sinais dados pelo mercado.

No início da pandemia achávamos que estávamos preparados para nossa virada de estatal para empresa privada com processos, sistemas, fornecedores e nos deparamos com a necessidade de comprar itens que nunca havíamos adquirido de fornecedores que nunca imaginávamos precisar.

E vencemos! Entregamos máscaras, álcool gel e kits de teste, entre outros novos materiais, em mais de 60 unidades no Brasil e outros mais de 7.500 postos.

Nosso comprador em questão de poucos dias teve que aprender das novas necessidades, buscar fornecedor, desenvolver logística e acompanhar entregas em pontos que nunca haviam sido monitorados.

Para reforçar esta resposta, gostaria de sintetizar com nossos 5 princípios que definem muito bem como devemos estar para vencer estes desafios.

  1. O time tem que Vibrar Junto praticando a empatia, a colaboração, confiar e entender a multidisciplinaridade do negócio, pois dessa forma conseguiremos atingir o melhor resultado para nosso cliente.
  2. Tem que simplificar o dia a dia, entender sempre o senso de urgência, ser flexível, sem abrir mão da governança, ter diálogos francos e transparente. Tudo isso associado ao empoderamento do Comprador.
  • A ousadia para ir além trazendo novas ideias, alternativas, assumir riscos, ser tolerantes com os erros. Só erra quem faz.
  1. Ser sempre movido pelo cliente, com escuta ativa, conhecer suas necessidades e trazer as melhores soluções do mercado para dentro. Somos nós que, muitas das vezes, traremos a solução mais adequada e atualizada para o cliente.
  2. E de nada adiantaria tudo isso se não pensarmos no comprometimento com o futuro sustentável sempre focando na eficiência, na gestão transparente e de risco, na diversidade, na mudança de clima e no socioambiental.

Pergunta 5

BNG: Vamos falar um pouco sobre Carreira e Oportunidades. Que competências, habilidades e valores a VIBRA Energia busca em seus atuais e futuros colaboradores, em especial no setor de Compras e Logística?

 

JULIO ABRAHAO: As competências necessárias para ser um bom comprador vem passando por um processo de transformação ao longo do tempo e as habilidades técnicas não são mais as únicas responsáveis pelos bons resultados. As soft skills estão cada vez mais relevantes para quem atua na área objetivando prover soluções ao seu cliente.

Veja que quando falei de nossos princípios, ali já reforçamos muito o que esperamos de nossos compradores.

No nosso time temos advogado, psicólogo, administrador, engenheiro, analista de sistemas, filosofo, contador e assim vai.

Todos imbuídos com o mesmo objetivo que é a satisfação do cliente com as melhores condições de valor para a Vibra. Não somos tiradores de pedidos, somos “provedores de solução”. E como vamos conseguindo os melhores desempenho? Para não prolongarmos demais vou destacar 5 habilidades fundamentais:

  • Seja resiliente e comunicativo. Escute o cliente, entenda sua dificuldade, saiba que ele no início não irá querer lhe ouvir, mas dialogue. Persista que a parceria chega com a confiança nos resultados que serão conquistados.
  • Se coloque sempre à disposição para ajudar.
  • Tenha sempre o senso de urgência e flexibilidade.
  • Tenha coragem para se desafiar e assumir riscos
  • Dedicar sempre a conhecer a fundo o seu cliente. Conheça o negócio da empresa. Conhecer o negócio é fundamental para Prover Soluções.

Na Vibra falamos o seguinte: Confiança para inspirar, Coragem para mudar e felicidade para evoluir.

Pergunta 6

BNG: Que dicas você pode deixar para nossos leitores, Profissionais de Compras, Logística e Supply Chain?

JULIO ABRAHAO: Seja protagonista da sua carreira. Trabalhe com proatividade com senso de dono do negócio.

Sempre se questione: “Essa é a melhor alternativa? Faria dessa forma se fosse na minha casa?” Tenha autonomia na execução de suas atividades e assumindo riscos controlados. Entenda a necessidade de seu cliente.

Precisamos atuar de forma colaborativa onde o time participa ativamente das decisões.  O time assume responsabilidade pelas entregas, metas e resultados a serem atingidos e para isso a confiança no dia a dia é fundamental.

Temos que pactuar a confiança garantindo autonomia para ganhar agilidade, estimulando a comunicação e a fluidez da Vibra.

O time precisa poder falar o que pensa, o que precisa melhorar, o que precisa multiplicar. A comunicação com clareza e transparência.

O comprador assumindo o seu papel de protagonista com responsabilidade e coragem nos possibilita estar cada vez mais próximo do cliente sem a necessidade de burocracias de uma estrutura verticalizada demais.

Vamos encerrar resumindo de forma bem objetiva que a digitalização, qualquer desafio e as imprevisibilidades serão sempre tratados e vencidos pelas PESSOAS que são chaves dentro desse mundo cada vez mais dinâmico.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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