O que devemos considerar ao avaliar a Complexidade de suas categorias em Compras?

O que devemos considerar ao avaliar a complexidade de suas categorias em Compras?

Determinar a complexidade de um mercado tão dinâmico quanto o nosso, requer avaliar diversos vários fatores que podem influenciar o processo de Procurement.

Complexidade de suas categorias em Compras - Blog Na Garage

Embora cada mercado possa ter suas características únicas, aqui estão algumas etapas gerais para ajudá-lo a avaliar a complexidade do nosso mercado de compras:

Pesquisa de mercado

Ao conduzir uma pesquisa profunda e completa para entender a dinâmica do mercado, incluindo o seu tamanho, escopo detalhado e principais players.

Identifique as tendências do setor, a estrutura do mercado e o equilíbrio entre oferta e demanda. E a relação de dependência, interdependência e relação de forças.

Cenário do mercado fornecedor

Analise o número de fornecedores que operam no mercado e suas respectivas participações de mercado. Avalie o nível de competição entre eles e as barreiras à entrada de novos players.

Use as 5 ou mais forças de porter e análise SWOT combinadas.

Complexidade das Categorias

Avalie a complexidade dos itens ou serviços que estão sendo adquiridos. Considere fatores como especificações técnicas, flexibilização, requisitos de customização, conformidade com as normas e regulatório e qualquer conhecimento especializado necessário para o Strategic Sourcing.

Análise da Cadeia de Suprimentos – SCM

Examine a Supply Chain associada aos itens ou serviços da sua categoria.

Avalie o os tiers 1, 2 e 3! Não se limite ao tier 1, o que é a rotina na maioria das vezes, porém não recomendamos que pare por aí a sua análise. Vá mais fundo na cadeia.

Avalie os canais de distribuição, localização geográfica dos fornecedores e naturalmente os riscos ou vulnerabilidades potenciais ao longo da cadeia de suprimentos.

Dinâmica de preços

Estude os padrões de preços do mercado.

Analise fatores como flutuações de preços, Compra futura, Hedge de commodities e de câmbio, Cost Breakdown, Drivers de Custos, Should Cost, TCO, transparência de preços – Open book e a existência de acordos ou contratos e suas condições em sua abrangência.

Volatilidade do mercado

Considere a estabilidade e a volatilidade do mercado.

Avalie fatores como flutuações de oferta e demanda, sazonalidade, riscos geopolíticos ou quaisquer outros fatores externos que possam afetar as condições do mercado.

Use a ferramenta PESTAL.

Questões Legais e ESG

Compreender os aspectos legais e o cumprimento das normas do ESG além daquelas que regem as atividades no mercado de suas categorias.

Avalie ainda fatores como regulamentos de importação/exportação, direitos de propriedade intelectual e quaisquer regulamentos ou políticas específicas.

Gestão de Relacionamento com Fornecedores SRM

Avalie o nível de colaboração necessária a ser mantida com os fornecedores conforme a sua estratégia e complexidade da categoria.

Determine a necessidade de parcerias estratégicas, programas de desenvolvimento de fornecedores ou iniciativas de melhoria contínua.

Avaliação de riscos

Identificar riscos e desafios potenciais associados aos de bens ou serviços do mercado.

Avalie fatores como potenciais interrupções – rupturas na cadeia de suprimentos, riscos geopolíticos, confiabilidade do fornecedor e garantia de qualidade além dos fatores de ESG como já mencionado.

Experiência de mercado

Avalie o nível de experiência de mercado ou conhecimento especializado necessário para uma contratação eficaz e que entregue os resultados esperados.

Considere fatores como certificações específicas do setor, conhecimento técnico ou barreiras linguísticas e até mesmo culturais.

Ao considerar esses fatores e conduzir uma análise abrangente, você poderá entender melhor a complexidade de um mercado de compras, onde está inserida a sua categoria.

Esta análise irá ajudá-lo a tomar decisões baseadas em dados e fatos além de desenvolver estratégias de compras adequadas e adaptadas às condições específicas do mercado.

O Monitoramento constante do mercado é primordial e requer não só conhecimento técnico mas acesso às informações de inteligência de mercado e atualmente em real time.

O Uso de relatórios setoriais e sistemas de monitoramento e coleta de dados, data mining além de Gestão de Riscos e Fornecedores são ferramentas chaves para sua atuação pró ativa e com a devida tecnicidade.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Compras Sustentáveis (ESG) e a Norma ISO 20400

Compras Sustentáveis (ESG) e a Norma ISO 20400 Também conhecidas...

Letter of Intent (LOI) – conceito, benefícios, riscos e o papel do comprador

Letter of Intent (LOI) – conceito, benefícios, riscos e...

Como comprar algo pela primeira vez?

Como comprar algo pela primeira vez? E o medo de...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui