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Muitos Profissionais de Compras foram escolhidos por Compras, outros escolheram, e você?
As funções disponíveis para os profissionais que desejam trabalhar e progredir em compras e gestão da cadeia de suprimentos – Supply Chain, são variadas naturalmente.
Algumas Funções e Responsabilidades de um Comprador
A função de comprar difere de setor para setor, mas algumas das funções e responsabilidades gerais que ecoam em toda a profissão de compras podem incluir:
- Tomada de decisão quando se trata de novos produtos e serviços além de Projetos
- Revisão de produtos/serviços atuais desafiando as Especs e Escopos, pensando fora da caixa
- Gestão de Fornecedores e construção de alianças estratégicas
- Negociações com fornecedores fundamentadas
- Garantir que os produtos/serviços sejam entregues no prazo e atendam aos padrões exigidos.
- Análise e Interpretação de relatórios, Dashboards e KPIs
- Olhar para a Demanda e períodos futuros.
- Proposta de ideias para a equipe da área financeira melhorar o processo do TO PAY
- Monitoramento de estoque
- Trabalhando com um orçamento e sendo fiel defensor do mesmo
- Reação rápida às mudanças do mercado com Market Intel
- Participação em eventos do setor e aprendizado contínuo
- Dominar o Strategic Sourcing e Global Sourcing
- Conhecer todas as ferramentas do Strategic Sourcing e utilizar na prática
- Construir e apresentar Cases de Sucesso
- Gestão de Categorias com profundidade
- Gestão de Contratos
- Estudos de DTV, DTC, VE e VA além de Make or Buy
- Should cost e Cost breakdown
- Decomplexity
- Conhecimento de E-Procurement
- Atento às inovações e trazer os fornecedores para uma maior geração de valor
- Influenciador do negócio
- Prazer parte do Planejamento Estratégico da empresa
O candidato ideal
A função de Comprador de Compras pode ser de alta pressão, mas colhe grandes recompensas na forma de progressão potencial se sair do feijão com arroz, o que é DIFÍCIL MAS é necessário!
Temos que persistir. Buscar o Reconhecimento do setor e melhoria dos salários.
Os atributos do candidato ideal para a função de compras incluem
- Ótimo trabalhador em equipe
- Boas habilidades Humanas e organizacionais
- Excelente gestão do tempo
- Comunicador eficiente e confiante
- Funciona bem sob pressão
- Excelentes habilidades interpessoais
- Profundo conhecimento técnico
As habilidades e qualificações de um comprador
As habilidades necessárias serão diferentes dependendo do setor, mas, como regra geral, um Comprador em Procurement deve ter as seguintes habilidades:
- Fortes habilidades de negociação
- Excelentes habilidades de comunicação
- Habilidades de relacionamento e gestão
- Compreensão profunda e conhecimento da indústria
- Excelentes habilidades em informática
- Competência na utilização do software Microsoft Office, em particular Excel, Project, E-Procurement, PowerPoint BI
- Boa matemática financeira e inglês.
Mas isso é muita coisa!
Sim é sim, mas é o que diferencia o comprador atual do Especialista em Compras.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.
Adorei o artigo.