Dominando a Excelência em Compras: Liberando as Melhores Práticas para Fornecimento Eficaz e Gestão de Suprimentos

Dominando a Excelência em Compras: Liberando as Melhores Práticas para Fornecimento Eficaz e Gestão de Suprimentos

No dinâmico cenário de negócios de hoje, Compras surgiu como uma função estratégica que pode impulsionar o sucesso organizacional.

Para otimizar custo, qualidade e eficiência da cadeia de suprimentos, as empresas devem adotar as melhores práticas.

Este artigo serve como um guia abrangente, para profissionais de compras, executivos e empresários com o conhecimento e as estratégias necessárias para se destacar em compras e obter vantagem competitiva sustentável.

O Papel Estratégico do Procurement deve:

  1. Compreender a evolução do papel de compras nas organizações modernas;
  2. Alinhar as metas de Procurement com a estratégia geral de negócios;
  3. Entender o impacto das compras no desempenho organizacional e na lucratividade;
  4. Construir uma Estrutura de Compras;
  5. Estabelecer um processo de Compras eficaz;
  6. Desenvolver políticas, procedimentos e diretrizes de compras;
  7. Criar uma estratégia de compras alinhada com os objetivos organizacionais;
  8. Seleção e Avaliação de Fornecedores;
  9. Identificar e segmentar os fornecedores conforme ferramentas do Strategic Sourcing, como a matriz Kraljic;
  10. Avaliar os recursos, capacidade e estabilidade financeira do fornecedor e implementar as métricas de desempenho de fornecedores e estruturas de avaliação
  11. Sourcing Estratégico – Strategic Sourcing;
  12. Realização de pesquisas e análises de mercado;
  13. Desenvolvimento de estratégias de sourcing eficazes;
  14. Técnicas de negociação e boas práticas;
  15. Gestão de Contratos;
  16. Elaboração e gestão de contratos;
  17. Negociação de termos e condições;
  18. Mitigação de riscos e garantia de conformidade;
  19. Gestão de Relacionamento com Fornecedores;
  20. Cultivar relações fortes e estratégicas com fornecedores;
  21. Colaboração e criação conjunta de valor;
  22. Desenvolvimento de fornecedores e melhoria contínua;
  23. Tecnologia e Transformação Digital em Compras;
  24. Aproveite a tecnologia para agilizar os processos de implementação de sistemas e ferramentas de e-procurement além de RPA, IA, Analytics e blockchain;
  25. Utilize a análise de dados para uma tomada de decisão informada;
  26. Práticas de Compras Sustentáveis;
  27. Integrando a sustentabilidade nos processos de compras;
  28. Fornecimento ético e gerenciamento responsável da cadeia de suprimentos;
  29. Avaliação do desempenho de sustentabilidade do fornecedor;
  30. Compras Globais e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  31. Gerencie fornecedores globais e cadeias de suprimentos;
  32. Supere desafios em compras internacionais;
  33. Considerações culturais e implicações legais;
  34. Melhoria Contínua e Tendências Futuras;
  35. Implemente uma cultura de melhoria contínua em compras;
  36. Tendências emergentes em compras, como IA, blockchain e automação;
  37. Estratégias para se manter à frente em um cenário de compras em evolução;

Conclusão: A excelência em compras é crucial para as organizações que buscam otimizar sua cadeia de suprimentos, mitigar riscos e atingir objetivos estratégicos.

Abrace o poder do procurement e embarque em uma jornada transformadora rumo à excelência.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

SLA Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço em Compras!

SLA Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço em Compras Os...

A gestão eficaz dos clientes internos

A gestão eficaz dos clientes internos A Gestão dos clientes...

O que se espera do profissional de Compras em 2024?

O que se espera do profissional de Compras em...

10 Competências que todo comprador de sucesso precisa ter

10 Competências que todo comprador de sucesso precisa ter Como...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui