10 principais motivos pelos quais amamos compras

10 principais motivos pelos quais amamos compras

Se você é novo em compras ou está procurando trabalhar nesta área, fique tranquilo, você está entrando em uma ótima profissão!

Aqui estão nossos 10 principais motivos pelos quais amamos compras.

1 – Compras é emocionante

Definitivamente, o setor de compras não é um trabalho rotineiro em que você passa horas atrás de sua mesa fazendo a mesma coisa todos os dias.

Cada novo dia em compras não é igual ao anterior. No atual ambiente de negócios dinâmico e em rápida mudança, você não pode imaginar quais desafios enfrentará.

Você está sempre em busca de novos materiais, serviços ou novos fornecedores, para atender aos diversos requisitos necessários às operações. Em compras, você não ficará entediado.

2 – Procurement oferece exposição incomparável a outros lideranças.

O Procurement lhe dará a oportunidade de conhecer pessoas em seus primeiros anos profissionais, que você nem imagina que conhecerá em outras profissões.

Você conhecerá Diretores de Vendas, Diretores Comerciais, Gerentes de Desenvolvimento de Negócios e até CEOs.

3 – Procurement é global

Trabalhar em compras é uma profissão global.

Você pode comprar no mercado global ou trabalhar com uma empresa global. Você pode facilmente se movimentar pelo mundo trabalhando em diferentes cargos e empresas, ainda dentro da profissão de compras.

A grande vantagem das compras é que elas são iguais em todo o mundo. Se você mudar de uma empresa para outra ou de um país para outro, não encontrará muitas diferenças.

Se houver, será de acordo com o nível de maturidade da empresa.

4 – Procurement é a nova vantagem competitiva

Talvez a principal fonte de vantagem competitiva para as empresas modernas seja a gestão eficaz de Procurement.

Se você trabalha em uma empresa de manufatura, varejo ou mesmo serviços, perceberá que produzir produtos mais eficientemente e colocá-los no mercado mais rapidamente significa receber mais rapidamente.

Isso diferenciará as empresas de sucesso das demais, gerando caixa. Portanto, as compras eficazes na satisfação das necessidades do mercado e do negócio fazem com que essa rápida penetração no mercado aconteça, o que aumenta a lucratividade e o sucesso de uma empresa.

A cadeia de valor das empresas modernas já não se trata mais de engenharia de produção, mas de uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos que permite às empresas produzir com menor custo sem negligenciar rigorosos padrões de qualidade.

Ou, alternativamente, para converter rapidamente conceitos de produtos em produtos e responder rapidamente aos picos ou baixas da demanda do mercado.

5 – Compras são estratégicas

Cerca de 60 a 65% dos custos das empresas hoje em dia são gastos em materiais diretos necessários à produção, pelo que os profissionais de compras têm agora um papel ainda mais importante nas suas empresas e acesso direto aos CEO e CFOs e sentando ao lado deles como CPOs, uma vez que têm impacto nas decisões estratégicas tomadas pelo C-Level.

Decisões como quais materiais adquirir ou de onde obter os materiais necessários, com quais fornecedores manter relacionamentos de longo prazo e alianças estratégicas ou com quem deixar de trabalhar.

Estas decisões têm impacto direto na direção estratégica da empresa e têm um efeito imediato na rentabilidade, sustentabilidade e desempenho a longo prazo da empresa.

6 – Comprar é um desafio

Se você é o tipo de pessoa que gosta de desafios, compras é a profissão certa para você.

Será necessário um enorme esforço da sua parte para orquestrar as atividades de uma cadeia de suprimentos que se espalha por diferentes países.

Isso inclui centenas de fornecedores e fornecedores de fornecedores para adquirir componentes, materiais primas, commodities e peças necessárias para as operações.

Ao fazer isso, você precisa gerenciar de forma eficaz o risco do aumento da volatilidade do mercado e do risco repentino da oferta vs demanda internacional.

Levando também em consideração os requisitos legais e éticos, ESG, segurança dos produtos e que pode prejudicar a reputação da sua empresa se negligenciado.

7 – Procurement aguardam o futuro

Ao contrário de finanças e RH, que passam a maior parte do tempo analisando dados anteriores para compreender melhor o desempenho da empresa e dos funcionários.

Compras concentra-se nas necessidades futuras.

São as decisões tomadas pelas compras que moldam o futuro da empresa. Acredite
nisto!

8 – Procurement desenvolve uma diversidade de competências

Trabalhar em compras exige que o profissional tenha um conjunto de habilidades básicas, como habilidades de negociação, strategic sourcing, gestão de contratos, gestão de riscos e formação, a se aprofundar em gestão de categorias e no cumprimento das políticas, processos e procedimentos de compras e total compliance

Mas estas competências não são suficientes para ter sucesso na prática atual de procurement.

O conjunto adicional de habilidades necessárias são habilidades do tipo CEO, como pensamento estratégico, liderança, compreensão dos mercados, inovação e pensamento criativo, previsão de mudanças e gerenciamento de riscos preventivos, além de habilidades eficazes de comunicação e colaboração interna em todos os níveis, ou seja soft skills avançados.

9 – Procurement é uma profissão em rápido crescimento

Conforme mencionado no relatório da pesquisa salarial do CIPS, “Apesar de um ano económico e político turbulento, o apetite por contratações em compras continuou a aumentar. 70% das organizações pretendem contratar este ano, um aumento de 6% em relação ao ano passado. Isto abrange organizações dos setores público e privado e é uma indicação de confiança no mercado”.

Compras como plano de carreira não terminam em ser gerente ou diretor de compras, mas podem levá-lo a ser CEO de uma empresa e temos bons exemplos como Tim Cook (CEO da Apple) ou Mary Barra (CEO da General Motors).

10 – Um Especialista de Categorias ganha bem

Questões importantes como a mitigação de riscos corporativos, a manutenção de padrões éticos ou mesmo a gestão de relações de terceirização mantêm os CEOs modernos sempre em modo de alerta.

Estas questões necessitam de especialistas em procurement super qualificados para que as categorias possam ser gerenciadas com a devida profundidade e tecnicidade.

Esse perfil resultou em aumentos significativos de rendimentos para os profissionais.

De acordo com o Procurement Salary Guide and Insights 2021, pelo terceiro ano consecutivo, assistimos a um crescimento global dos salários, tanto dentro da própria profissão como em comparação com outras disciplinas, de 9,3% face a uma média nacional de 4,2%. 64% dos entrevistados receberam um aumento salarial (em comparação com 68% em 2020 e 61% em 2019), com o salário médio de US$ 70.000 a 100.000,00 por ano.

No Brasil o salário varia de 150.000 a 220.000 reais por ano. Além de bônus.

Por fim, você não perceberá o quão interessante e fascinante é a profissão de compras até começar a trabalhar nela e, quando o fizer, definitivamente se apaixonará por essa vocação, pois quando o bichinho de compras te morde… É só amor pela profissão.

💥 PARABÉNS PELO MÊS DO COMPRADOR 👏👏👏

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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