O Comprador Tradicional

O Comprador Tradicional

A função de compras existe oficialmente desde a criação da Companhia das Índias Orientais fundada em 31 de dezembro de 1600 em Londres.

Conseguiu captar metade do comércio mundial, em particular em produtos básicos, incluindo seda, algodão, sal, índigo, chá, salitre e ópio. Além disso, governou o início do poderoso Império Britânico na Índia.

Comprador tradicional não é colocador de pedidos

Mas o que significa ser um Comprador Raiz ou Comprador Tradicional em pleno Século XXI ?

  1. Não é um colocador de pedidos apenas como muitos ainda insistem em rotular (não gosto nada desse rótulo).
  2. Não é um burocrata, e sim um defensor do Compliance! somos Guardiões do Compliance!
  3. Se especializa cada vez mais nas melhores práticas globais de procurement.
  4. Entende a importância de estar alinhado a Estratégia do Negócio.
  5. Se aproxima e trabalha de forma colaborativa com o cliente interno (stakeholders).
  6. É responsável por 50% a 70% do faturamento de uma empresa, parcela que representa o spend da organização.
  7. Sendo o elo de conexão com todo o mercado fornecedor local e global.
  8. Estabelece e desenvolve alianças estratégicas com os fornecedores – SRM.
  9. Se aprimora, se prepara bem, conhece profundamente e conduz a arte e a técnica de negociação.
  10. Aprende a metodologia do Strategic Sourcing é aplica na prática.
  11. Elabora e atua na gestão dos contratos com cláusulas inteligentes.
  12. Adquire os conhecimentos necessários para gerir com qualidade e tecnicidade a sua categoria.
  13. Conhece e analisa o TCO, cost breakdown, should cost, VE, VA, DTC, DTV, value stream mapping entre outras ferramentas e estratégias.
  14. Busca aprender as Tecnologias e Inovações aplicadas a área de compras e supply chain.
  15. – Pensa SEM CAIXA.
  16. – Insere o ESG na sua agenda.
  17. – Participa dos principais projetos da empresa.
  18. – Influencia o negócio e lidera muitas iniciativas de inovação.

Sabemos que mesmo com todas essas importantes atribuições e por ser uma função Estratégica deveríamos obter um maior reconhecimento e relevância da nossa função pelo C-LEVEL.

É verdade que isso está mudando em muitas empresas e quando elas adotam um projeto de full transformation, para cada 1 bilhão de spend, obtém de 80 a 120 milhões em savings e cost avoidance.

Portanto, o comprador tradicional evoluiu e continua evoluindo! Mas sua essência principal mantém-se a mesma que é:

  • Garantir a eficiência e continuidade das operações!
  • Tenha orgulho da sua profissão comprador!
  • E jamais desista de lutar por ela.

Estaremos sempre ao seu lado nessa jornada de melhoria contínua.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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